Escolha uma Página

Algumas pessoas tem a ideia errônea de que trabalhar como freelancer é fácil já que você não precisa da mesma estrutura de um escritório de design. Isso não é verdade e nesse artigo você vai saber quais são as 5 principais características de uma empresa que você deve ter como freelancer.

Trabalhar como freelancer tem as suas vantagens, você faz seu horário, pode trabalhar em casa, fica com o lucro dos projetos só pra você etc. Porém, ao contrário do que muitos pensam, trabalhar como freelancer não é um hobby e exige tanta atenção como se você estivesse abrindo uma micro empresa.

Recentemente eu escrevi um artigo dando algumas dicas de como gerenciar a si mesmo como uma marca, você pode ler esse artigo clicando aqui. Nesse artigo eu falo um pouco de como o designer freelancer é, de certa forma, uma marca e como devemos fazer para gerenciar isso.

Algumas pessoas me escrevem e falam que tem dificuldades em encontrar clientes ou de começar a trabalhar como freelancer. Um dos motivos que eu vejo que é a causa desse problema é que a maioria desses profissionais ou estudantes que desejam trabalhar como freelancer não leva essa forma de trabalho a sério.

Se você pretende trabalhar como freelancer e acima de tudo ter sucesso em seu trabalho, você precisa compreender que trabalhar como freelancer não é o mesmo que fazer “bico”. O trabalho freelancer é uma modalidade de trabalho dentro da nossa profissão e que também pode estar presente em outras profissões.

O trabalho como freelancer permite uma série de vantagens em relação a trabalhar em um escritório ou agencia de design, porém existem algumas características de empresa que mesmo trabalhando como freelancer você precisa ter e vou listar quais são.

Formalidade

Essa é uma das principais características. Muitos caem no erro de não profissionalizar o seu trabalho, essa profissionalização é bastante evidente nas formalidades. Quando eu digo formalidades estou me referindo a algumas pequenas coisas que mostram que embora você trabalhe por conta própria você é um profissional. Segue uma pequena descrição de formalidades essenciais.

Sempre utilize um contrato

Utilizar um contrato de prestação de serviços faz muita diferença em seu trabalho pois mostra que você é um profissional que trabalha de forma organizada. Um contrato traz segurança para você e para o seu cliente, além de evitar uma série de dores de cabeça.

Se você não tem um modelo de contrato não perca tempo e consiga um que se adapte com as suas atividades, não espere até surgir um cliente. Hoje na internet é bem fácil e rápido encontrar um modelo de contrato de prestação de serviços e adaptá-lo as suas necessidades.

Seja formal em seus e-mails

A formalidade nos e-mails não precisa ser exagerada como escrever para seus clientes e tratá-los por Vossa Senhoria mas exige que você tenha alguns cuidados com o e-mail pois ele também reflete o seu profissionalismo.

Tenha um e-mail exclusivo para tratar de assuntos profissionais. Escolha um endereço de e-mail que demonstre profissionalismo, nada de e-mails como sandrinho_boymagia@hotmail.com (e-mail fictício), afinal você é um profissional ou está brincando de ser designer?

As empresas sérias sempre possuem um e-mail de contato com um endereço que demonstra profissionalismo e seriedade. Da mesma maneira você deve cuidar para que essa forma de contato seja profissional.

Tenha um cartão de visitas

Um freelancer que não possui cartão de visitas não é um freelancer. Isso por que essa é a forma mais básica de estabelecer um contato com um cliente em perspectiva ou com outros profissionais.

O cartão de visitas tem o grande poder de mostrar ao seu possível cliente que você é um profissional e não faz apenas uns “bicos“ quando aparecem, ter um cartão de visitas transmite muitas informações sobre você e o seu trabalho.

Ele informa ao seu cliente que você trabalha com aquilo e provavelmente já possui alguma experiência, transmite segurança pois mostra que você investiu em material para o seu trabalho e logo você é um profissional. Você conhece uma empresa séria que não possui um cartào de visitas?

Atendimento

Algo que é bem marcante em se trabalhar como freelancer é que você acaba se tornando uma empresa de um funcionário só. Você cuida da parte financeira, você cuida da criação dos projetos e até mesmo da limpeza do local de trabalho.

Um dos setores de uma empresa que você também acaba tendo que cuidar em seu trabalho como freelancer é o atendimento ao público. Pelo qu eu vejo essa é uma das áreas onde alguns profissionais tem um pouco de dificuldade.

Vejo muito frequentemente alguns profissionais que tratam o cliente como se na verdade você estivesse fazendo um favor a ele. Esses profissionais são os mesmos que reclamam da falta de clientes ou não veem seus clientes se convertendo em novos jobs.

Isso acontece muitas vezes por problemas com atendimento. Todos nós quando ligamos para uma empresa para solicitar algo ou fazer uma reclamação gostamos de ser bem atendidos, por que então faríamos de forma contrária em nosso trabalho como freelancers?

É extremamente importante em nossa profissão como freelancers saber lidar com o cliente por mais difícil que isso possa ser. Eu já dei algumas dicas de frases que você jamais deve dizer ao seu cliente e que você pode ler clicando aqui.

Até mesmo as boas empresas cometem erros, a diferença entre elas e as empresas ruins é maneira como elas reparam esses erros e o atendimento ao cliente tem tudo a ver com isso.

Portfólio

Não basta apenas ter um portfólio online, é preciso cuidar dele. O portfólio de uma empresa ajuda não apenas a atrair novos clientes mas também a transmitir profissionalismo. Em seu trabalho como freelancer não pode ser diferente.

Eu já escrevi aqui no blog um artigo ensinando como criar um portfólio de forma profissional utilizando o Behance e você pode conferir esse artigo clicando aqui.

Seu portfólio deve estar sempre atualizado e com o seu melhor material disponível. Muitos de seus clientes podem chegar até você através do seu portfólio, porém é preciso que ele realmente seja interessante e contenha materiais de qualidade para serem exibidos.

Ter um portfólio exclusivo é sempre interessante, porém não descarto a utilização de um site específico para isso como o Behance ou Devianart desde que você crie um perfil de forma profissional.

Responsabilidade

Ser um profissional responsável é uma das principais característica que você deve possuir em seu trabalho como freelancer. Essa é uma das características mais procuradas pelas pessoas. A responsabilidade engloba várias coisas.

Tem haver com a sua pontualidade na entrega dos seus projetos, tem haver com o cumprimento de horários e das suas responsabilidades como contratado pelo seu cliente e muitas outras coisas. É importante lembrar que todos nós estamos sujeitos a erros e imprevistos, porém um bom profissional é aquele que vai saber contornar isso com seriedade e profissionalismo.

Nunca se esqueça que você precisa zelar pela sua imagem como marca, portanto procure tratar com seus clientes de forma responsável, respeitosa e séria buscando sempre ajudá-lo a entender o seu trabalho.

Propaganda

Toda boa empresa investe em propaganda. Essa realmente é a alma de um negócio e também é uma das principais ferramentas que você terá a sua disposição para encontrar novos clientes.

Uma das melhores formas atuais de propaganda para profissionais freelancer é a internet por ser uma ferramenta barata e que tem um grande alcance, isso não impede é claro de você investir também em outras formas de divulgação como cartão de visitas, brinde, site pessoal etc.

Todo freelancer deve entender que é importante saber divulgar o seu trabalho para poder aparecer no mercado e assim poder garantir o seu espaço .

Muito bem espero que esse artigo tenha ajudado você de alguma forma a entender um pouco mais sobre o trabalho como freelancer e como você pode fazer para ter um resultado melhor em sua carreira profissional.

Se você gostou desse artigo não esqueça de curtir e compartilhar, se quiser comentar fique a vontade, um abraço e até o próximo post.