Escolha uma Página

Hoje em dia é extremamente necessário que você possua um website para divulgar qualquer coisa que necessite da atenção de um determinado público. Isso por que todas as pessoas estão conectadas à internet e por conta disso é bem provável que seu público possa ser facilmente encontrado nela.

Segundo o IBGE 54,9% dos lares brasileiros estão conectados à internet, o que representa 36,8 milhões de casas, isso sem levar em conta o grande número de pessoas que acessa a internet através de smartphones e tablets. Essas pessoas podem conhecer o seu produto ou serviço com apenas um clique, isso se você tiver um site para divulgá-los.

No caso de músicas, bandas ou grupos musicais não é diferente, a internet é a forma ideal para apresentar a sua música, e ter um bom e belo website é o primeiro passo para fazer isso de forma eficiente e profissional.

Então se você está procurando uma maneira de divulgar a sua banda através de um website dá uma lida nesse artigo pois nele eu vou te mostrar uma maneira fácil de criar um site, e vou te dar algumas dicas que vão te ajudar a obter um bom resultado.

Segundo o IBGE 54,9% dos lares brasileiros estão conectados à internet

É óbvio que essas dicas estão direcionadas principalmente para bandas que estão começando e que normalmente não possuem muitos recursos disponíveis para investir em divulgação, no caso de se sua banda já possuir uma pequena estrutura e recursos o ideal é investir no trabalho de um profissional, no caso um web designer, ele vai poder criar um site para sua banda atendendo necessidades específicas e com uma visão mais profunda dos princípios do design de websites.

Mas caso esse investimento ainda não seja possível você pode desenvolver o seu próprio website desde que utilize as ferramentas certas e esteja atento para alguns detalhes que podem fazer a diferença.

A internet é a forma ideal para apresentar a sua música.

O primeiro passo é escolher uma boa plataforma para desenvolver o seu website, eu gosto de recomendar a Wix.com, nela você pode criar um site grátis de forma simples, fácil e intuitiva. Outra grande vantagem é que agora a Wix possui uma série de templates e plugins específicos para sites de música, essas ferramentas estão reunidas na plataforma Wix Music.

Nela estão reunidos os templates criados especialmente para sites de bandas e divulgação de músicas, com a estrutura e organização necessárias para que o visitante consiga saber quem é o artista, conhecer suas músicas, além de outras funções bastante úteis como loja virtual, download das músicas do artista, redes sociais etc.

A escolha do template é uma etapa importante da construção do seu site, dedique um tempo observando as opções disponíveis no Wix Music e selecionando aqueles que melhor se adaptam às suas necessidades e que possuem os elementos que favorecem a divulgação da sua banda ou sua música.

Observe a quantidade de páginas, como as imagens são utilizadas, o conceito geral do site, se está relacionado com o estilo da sua música, etc. Algo que pode ajudar é fazer um benchmarking, ou seja, observar os sites de bandas ou músicos que possuem um estilo semelhante ao seu ou que cantam músicas do mesmo estilo.

Fazendo isso tenho certeza que começará a construção do seu site com o pé direito e terá mais facilidade de organizar e distribuir as suas informações no template escolhido.

Mude tudo

Aqui vai uma dica importante, não se esqueça que o mesmo template que está disponível para você no Wix Music também está disponível para milhares de outras pessoas, sendo assim se você não dedicar um tempo colocando a sua própria identidade nele corre um grande risco de uma hora ou outra acabar esbarrando em um site com os mesmos elementos gráficos que o seu e isso não seria nada bom.

Sendo assim recomendo que você mude tudo no template que escolheu, comece mudando os elementos principais como imagens, cores e fontes, aos poucos vá mudando os outros elementos como links, efeitos, botões, layout, plugins e etc.

É claro que essas mudanças devem ser feitas todas de acordo com a identidade da sua banda ou da sua música, acrescente sua logo, fotos de bastidores de gravação, acrescente vídeos caso possua e não se esqueça de fornecer maneiras para que seu público consiga comprar sua música ou fazer o download dela caso seja disponibilizada gratuitamente.

Mude tudo no template que escolheu, comece mudando os elementos principais como imagens, cores e fontes.

Tenha atenção com as cores

Um ponto fundamental no visual do seu site são as cores, como disse anteriormente é recomendável que você mude tudo no template oferecido pelo Wix Music, e que você escolheu, e as cores estão nesses elementos que devem ser mudados.

Caso sua banda já possua uma identidade visual seria interessante que utilize as cores dela também no site, sempre tentando fazer isso de forma equilibrada, sempre tenha atenção com o contraste entre os textos e o fundo. Procure não exagerar também na quantidade cores, 3 cores são mais que o suficiente para serem utilizadas como cores principais.

Caso sua banda ainda não possua uma identidade visual bem definida ou você não entenda muito de cores utilize novamente o banckmarking, observe os sites de outras bandas com o estilo semelhante ao seu e veja quais as cores que elas normalmente utilizam, isso pode lhe ajudar a ter um direcionamento na hora de escolher as cores que irão ser utilizadas em seu site.

Um ponto fundamental no visual do seu site são as cores.

Como escolher as fontes?

Aqui temos um outro ponto de extrema importância, a tipografia utilizada no seu site. Se caso você não esteja familiarizado com conceitos de design ou de design tipográfico eu recomendo que você não se arrisque em querer aprender sobre isso justamente em seu site.

Tipografia é um assunto que pode parecer fácil para quem não entende de design (e as vezes até mesmo para quem estuda design), porém essa é uma área que exige muita atenção para diversos conceitos e princípios práticos.

Sendo assim utilize as fontes que já são disponibilizadas no próprio template que você escolheu, assim você terá a certeza de estar utilizando a tipografia de uma maneira segura.

Mas caso você queira se arriscar (o que não recomendo caso não entenda de tipografia), pelo menos siga a regra das 3 tipografias, ou seja, não utilize mais do que 3 diferentes fontes em seu site, utilize uma para chamadas e textos de destaque, uma serifada e uma sem serifa, também é recomendado trabalhar com diferentes pesos nas fontes, ou seja, usar as versões bold (negrito) e light (itálico), assim seu site não fica como uma salada de fontes.

Tipografia é um assunto que pode parecer fácil para quem não entende de design

Concluindo

A partir do momento em que você começar a navegar pela plataforma do Wix Music vai perceber que o funcionamento dela é muito intuitivo e você poderá acrescentar muitas outras coisas para deixar seu site mais bonito e funcional.

Tenha paciência ao criar o seu site, mesmo com uma boa ferramenta como o Wix Music criar um bom site leva tempo, portanto dedique um bom tempo em pesquisa prévia, em testes de funcionalidade e na preparação do material que será apresentado como imagens e músicas.

Além disso tudo sempre recomendo que você invista nos planos oferecidos pela plataforma Wix, com eles você pode ter uma série de vantagens e outros bônus que vão agregar muito valor ao seu site como por exemplo o domínio próprio, então sempre considere isso como um investimento.

Tenho certeza que fazendo seguindo essas dicas básicas você já vai conseguir um resultado bem bacana para o site da sua banda ou para divulgar a sua música e assim ficar mais próximo do seu público.

A sua banda já possui um site? Como ele foi construído? Compartilha a sua experiência com a gente aí nos comentários.

Segundo o IBGE 54,9% dos lares brasileiros estão conectados à internet