Escolha uma Página

Escolher o nicho ou assunto é uma etapa importante da criação de um blog e que merece um bom tempo de reflexão. Nesse artigo eu vou dar algumas dicas de pontos importantes a se levar em consideração quando estiver escolhendo o assunto que será tratado em seu blog.

O assunto do seu blog vai definir muita coisa sobre ele, desde as categorias em que ele pode ser dividido até mesmo na definição do tipo de layout. É o assunto também um dos grandes responsáveis pela sua capacidade de produzir conteúdo de qualidade para o seu blog.

Hoje em dia existem blogs para os mais variados tipos de assunto como viagens, design, literatura, faça você mesmo, humor etc. Antes de começar a parte “braçal” da criação de um blog é necessário que você escolha o tema principal do seu blog, ou seja o nicho de atuação dele, e pra te ajudar nessa escolha observe as dicas que estão listadas abaixo.

Escolha um tema que você goste

Essa é com toda certeza a dica mais importante. Escrever sobre algo que você gosta é fundamental para que você consiga produzir conteúdo de qualidade e por muito tempo afinal de contas você estará escrevendo sobre algo que já lhe é familiar.

Quando você escreve sobre algo que você gosta isso faz com que você tenha prazer em blogar e é justamente isso a coisa mais importante ao escrever em um blog, ou seja, se divertir com o seu blog.

Um grande erro que alguns blogueiros cometem é o de querer escrever sobre assuntos que eles não possuem muito domínio mas que são assuntos “do momento”.

Alguns escolhem esses temas pensando que o blog terá uma chance maior de ser procurado por um grande número de pessoas, o problema porém é que depois de um tempo você corre o risco de perder o prazer de blogar e isso irá se refletir na qualidae dos seus artigos e postagens.

Portanto escolha um tema que te agrade mesmo que você não seja um perito nesse assunto, escrever um blog também é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre um determinado nicho desde que você apresente uma certa afinidade pelos assuntos a ele relacionados.

Não se prenda a um único assunto

Escolher um tema para o seu blog não significa que ele deve ser o único tema a ser tratado. Muitos blogs tratam de mais de um assunto dentro do mesmo nicho. Esse é o caso do Design Zero Um que é um blog de design mas também é um metablog, ou seja, um blog que te ensina sobre blogs.

Esses assuntos estão de alguma forma ligados já que muitos dos leitores do blog também possuem um blog ou tem o desejo de começar a escrever um.

Você pode tratar de mais de um assunto no seu blog desde que eles estejam de alguma forma relacionados, você não vai escrever um blog de culinária e no mesmo blog tratar sobre MMA (artes marciais mistas) por que são assuntos que não estão relacionados.

Você pode tratar de assuntos bem diferentes desde que eles pertençam a um mesmo nicho, por exemplo, pode escolher criar um blog sobre o estilo de vida masculina e dentro desse tema escrever uma categoria sobre automobilismo e em outra sobre atividade física. Entendeu como funciona? As duas categorias que usei como exemplo são bem distintas porém pertencem a um mesmo nicho.

Não pense em dinheiro (ainda)

Outro grande erro de alguns blogueiros na hora de escolher o assunto que será tratado no seu blog é fazer essa escolha pensando em assuntos que podem ser mais rentáveis do que outros.

O problema aqui é que mesmo que seja um assunto que tenha um grande público interessado quase todos os blogs tem um começo modesto com poucos leitores, poucos compartilhamentos, poucos seguidores em redes sociais etc. Consequentemente o seu blog pode demorar a gerar uma renda que seja satisfatória para você ou mesmo que permita que você sobreviva unicamente do seu blog.

Com a demora no retorno financeiro do seu blog é bem provável que em pouco tempo você comece a ficar desanimado e em seguida abandonar o seu blog. Se a sua intenção com o seu blog é unicamente ganhar dinheiro você não terá sucesso, o melhor é trabalhar com dedicação dentro de um assunto que você goste e domine e esperar que o lucro surja naturalmente como um fruto do seu trabalho.

Como eu sempre digo criar um blog de qualidade não é uma tarefa fácil, eu mesmo ainda não cheguei nem perto do que pretendo para o Design Zero Um. No entanto com paciência e dedicação você conseguirá bons resultados e essa caminhada começa com a escolha do tema ou assunto do seu blog.

Tenha paciência e reflita com calma sobre qual tema você deve abordar, peça ajuda dos seus amigos e familiares se for necessário. Avalie quais são os blogs do seu interesse e pense em como você se sente ao tratar sobre um determinado assunto, com certeza a resposta vai surgir.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje, não se esqueça de curtir e compartilhar, se tiver algum comentário a fazer não deixe de compartilhar com a gente aí nos comentários. Um abraço e até a próxima.