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Você já parou para pensar que o Instagram pode ser uma ótima ferramenta na divulgação do seu portfólio? Sim, isso é possível e no artigo de hoje eu vou te mostrar como. Vou te dar algumas dicas de como utilizar o Instagram para divulgar o seu trabalho e assim conseguir atrair mais clientes.

Não faz muito tempo que passei a dar mais atenção ao Instagram e transformá-lo em uma extensão do meu portfólio. Gosto dessa rede social devido ao grande apelo visual que ela tem, a possibilidade de compartilhamento, a interação com seus seguidores e também a possibilidade de integração com outras redes sociais como o Facebook por exemplo.

Você já deve estar cansado de saber que no atual cenário do design é mais do que obrigação você ter um portfólio online. E você já parou para pensar que o Instagram pode funcionar perfeitamente como um portfólio? É claro que o ideal ainda será que você tenha um site próprio, com a sua identidade e especialmente voltado para a divulgação do seu trabalho.

Porém, se utilizado de maneira coerente e organizada, o seu perfil no Instagram pode se tornar uma excelente vitrine para que os seus futuros clientes conheçam um pouco mais das suas habilidades como designer.

Muito bem então sem mais delongas vamos então a algumas dicas de como utilizar o Instagram para divulgar seu portfólio:

Dica 1 – Tenha um perfil exclusivo para mostrar seus trabalhos

O primeiro erro de quem quer utilizar o Instagram para divulgar seu portfólio é fazer isso utilizando o seu perfil pessoal, aquele que você usa para postar as suas fotos em família ou na balada.

Lembre-se que em seu perfil profissional o foco é o seu trabalho e não você e o que você faz quando não está trabalhando. Não esqueça também que o seu futuro cliente dificilmente estará interessado em sua vida pessoal.

Sendo assim a primeira coisa a fazer é criar um perfil exclusivo para a divulgação do seu trabalho, assim você vai poder tranquilamente indicar o seu perfil no Instagram para o seu futuro cliente sem correr o risco de passar algum constrangimento ou que ele simplesmente desista de procurar seus trabalhos no meio de fotos de comida ou de seus bichinhos de estimação.

Mas aí você pode me dizer “ah mas daí eu terei mais um perfil para gerenciar e isso vai dar muito trabalho!“. Eu sei que realmente é um pouco chato ter que ficar entrando em diferentes perfis do Instagram, porém você pode utilizar algumas ferramentas de gerenciamento de perfis como o Instamizer por exemplo.

Eu recentemente passei a utilizar essa plataforma justamente por ter decidido que iria criar um perfil exclusivo para a divulgação dos meus projetos de lettering e ilustração.

Painel de administração no Instamizer

Painel de administração no Instamizer

Assim eu poderia facilmente, e de forma organizada, administrar o meu perfil pessoal onde gosto de postar coisas variadas como frases de livros, dicas de design além, é claro, dos meus projetos, e ao mesmo tempo publicar as fotos do meu perfil exclusivo de portfólio.

Com o Instamizer eu consigo administrar diferentes contas, agendar publicações, o que é excelente para marcar presença online em diferentes horários, retocar as imagens, inserir texto sobre as fotos, publicar uma mesma foto em todos os meus perfis ao mesmo tempo e principalmente, fazer tudo isso utilizando o computador e não o celular, o que pra mim é uma grande vantagem.

O Instamizer possui diferentes planos, incluindo uma versão gratuita, assim você pode experimentar a plataforma e ver como ela é extremamente útil para quem utiliza o Instagram para divulgar o seu trabalho na internet. Eu particularmente utilizo o plano business e recomendo ele com toda certeza.

Caso você queira saber mais sobre o Instamizer você pode fazer isso visitando o site oficial da plataforma clicando NESSE LINK.

Dica 2 – Utilize a bio de maneira correta

A próxima dica é utilizar a descrição da sua biografia para resumir de forma bem clara e objetiva o que você faz e como o seu cliente pode entrar em contato com você. Evite colocar simplesmente uma frase que você gosta ou colocar informações que são irrelevantes para o seu cliente.

Aqui você precisa ser direto, informe quais as suas áreas de atuação e especializações, não precisa contar uma história, você pode optar por colocar essas informações em tópicos.

Não esqueça também de deixar o seu e-mail para contatos profissionais e também o link para o seu site ou portfólio.

Veja como exemplo a descrição que coloquei na minha bio. Nela apenas informei que sou formado em design gráfico e que minhas especialidades são as ilustrações e o lettering. Coloquei meu e-mail para contato e o link para o meu portfólio no Behance.

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Dica 3 – Escolha bem o seu conteúdo

Tenha atenção com o que você compartilha. Para quem trabalha com design gráfico o ideal é compartilhar pequenas amostras do seu trabalho.

Pense em algo que você possa postar com certa regularidade, eu por exemplo compartilho ilustrações e letterings, alguns são de projetos que estou desenvolvendo mas outros são apenas sketchs que desenvolvo para praticar.

Essa tática vale não apenas para ilustradores mas também para outras especializações dentro do design gráfico como edição de imagens mostrando o antes e o depois, modelagem 3D, estamparia e padronagem e assim por diante.

Poste também os seus projetos finalizados sempre procurando fazer isso de uma maneira que fique coerente com a plataforma, resuma o projeto em uma única imagem e compartilhe na descrição o link para o seu portfólio com o projeto completo.

Concluindo

Muito bem, agora você já tem uma noção melhor de como fazer para compartilhar o seu portfólio através de um perfil no Instagram. E já que estamos falando de portfólio no Instagram eu quero aproveitar para convidar vocês a seguirem o meu novo perfil onde irei compartilhar somente as minhas ilustrações e os meus trabalhos com lettering. Para conhecer esse novo perfil basta clicar NESSE LINK.

Agora eu quero te fazer uma pergunta, você já pensou em utilizar o Instagram para divulgar o seu portfólio? Compartilha a sua opinião aí nos comentários.

Não esquece de curtir e de compartilhar esse artigo com os seus amigos em suas redes sociais.

É isso aí pessoal eu vou ficando por aqui, abraço a todos e até a próxima.