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Um dos maiores problemas encontrados por aqueles que estão começando a carreira como designer é a dificuldade de encontrar clientes. No artigo de hoje você vai conhecer algumas maneiras de divulgar o seu trabalho para conseguir um job.

A ideia de escrever esse artigo surgiu a partir da dúvida do Renato Aires de Belo Horizonte que me escreveu através do blog e me contou um pouco da sua história e também perguntou como ele pode fazer para divulgar o trabalho dele como designer.

Sendo assim gostaria de agradecer ao Renato por ter entrado em contato com o Design Zero Um, também deixo aqui um convite para todos aqueles que tiverem alguma dúvida com relação ao blog ou a área de design que escrevam para o blog e com certeza o seu e-mail será respondido e quem sabe até aparecer em forma de artigo como foi o caso da dúvida do Renato.

Man Holding Fish via Corbis

Man Holding Fish via Corbis

Começar a trabalhar como designer realmente não é uma coisa das mais fáceis, é preciso que seu trabalho tenha qualidade, que você tenha uma postura profissional e principalmente clientes. O grande problema é que nem todo mundo está interessado em contratar os serviços de um designer.

Diante dessa situação como fazer para divulgar o seu trabalho e assim encontrar pessoas interessadas em lhe contratar?

Antes de ir para as dicas eu gostaria de deixar claro que essa é uma pergunta que não tem resposta certa ou errada, o que dá muito certo para um pode não dar muito certo para para outro.

Sendo assim o melhor a se fazer é sempre experimentar todas as técnicas que você aprender e avaliar qual ou quais delas são as que melhor se aplicam a você.

Já utilizei bastante a técnica que vou aproveitar hoje e o que posso garantir é que ela dá super certo se você souber fazer. É uma técnica muito utilizada com quem trabalha com vendas e pode tranquilamente ser aplicada ao trabalho como designer afinal de contas estamos constantemente tendo que vender nosso trabalho.

Essa técnica consiste em apresentar propostas de melhorias no design de peças de clientes em perspectiva. Como assim? Basicamente consiste em escolher alguma empresa ou pessoa para quem você deseja trabalhar e mostrar a eles como ficaria a marca, site, folder, cartão de visitas, ou qualquer outra peça de design deles se você projetasse.

Essa técnica é muito eficiente mas alguns pontos devem ser observados para que ela tenha mais chances de dar certo, vamos abordar eles com calma.

Escolha o cliente certo

Essa é a primeira fase e talvez a mais importante, para essa técnica dar certo é necessário que você escolha o tipo correto de cliente, ou seja, aqueles que precisam do seu trabalho e que podem pagar por ele.

Quando digo que esses clientes precisam do seu trabalho isso não significa que eles sabem que precisam do seu trabalho. Isso é muito comum de encontrar por aí, pessoas que tem negócios próprios mas que não investem em design e são principalmente esses clientes que você vai procurar.

O ideal é oferecer seus serviços para donos de pequenos negócios como lojas, mercados de bairro, escritórios em geral, etc. Esses tipos de pequenas empresas não costumam investir em design e algumas delas não investem por não conhecerem um profissional capacitado.

Ao escolher a pequena empresa ou profissional para quem você vai oferecer seus serviços é importante que você avalie bem o material que ele tem disponível. Vamos supor que você vai apresentar uma nova proposta de marca para um advogado, antes de fazer isso é importante que você avalie bem a marca que ele já tem e identifique os pontos em que ela pode melhorar.

Quando estiver escolhendo essas empresas não se esqueça de avaliar também se elas tem condições de pagar por seus serviços afinal de contas existem alguns tipos de negócios em que um design diferenciado não fará grande diferença aos olhos do cliente.

Vamos supor que você deseja oferecer os seus serviços como designer para uma borracharia pequena no seu bairro cuja “marca” foi feita pelo próprio dono, é pouco provável que ele aceite afinal ele acredita que o desenho e a placa que ele fez já resolvem tudo.

Ao escolher o seu cliente é importante que você já pense em como vai justificar para ele a necessidade de investir em melhorias de design.

As melhores empresas ou escritórios para escolher são aqueles em que você consegue perceber claramente que o material deles não foi feito por um profissional de design. Ao fazer essa seleção pergunte a si mesmo: “eu consigo fazer algo melhor do que isso?”, se a resposta for sim não perca tempo e passe para o passo seguinte.

Trabalhe na proposta a ser apresentada

Mas por que começar a trabalhar se você nem sabe se o seu futuro cliente vai aceitar pagar por aquilo? Eu sei que pode parecer difícil entender isso mas eu acredito que dessa forma é muito mais eficiente por algumas razões que vou explicar.

Primeiramente se você só pedir para fazer um redesign muitos desses clientes em potencial não vão aceitar por acharem desnecessário contratar um designer ou por pensarem que terão que pagar caro só para ter uma proposta que pode nem agradar.

Mostrando o seu trabalho antes você ganha por uma série de motivos, primeiro por que o seu cliente verá que você está empenhado em trabalhar para ele e segundo ele terá nas mãos uma prova de que você realmente pode fazer um material muito mais profissional do que o que ele tem no momento.

Isso por si só já vai quebrar a barreira da descrença do seu futuro cliente. É importante destacar que nem sempre seu cliente vai aceitar exatamente aquela proposta de redesign que você ofereceu, na maioria das vezes ele irá pedir alterações afinal você criou aquele material sem consulta-lo em nada.

Porém o importante aqui não é acertar logo de cara mas sim mostrar a ele que você é capas de fazer algo melhor do que ele tem no momento e por um preço acessível.

Também eu estou entendendo que se você está começando a trabalhar agora e está procurando clientes é por que você não tem muitos projetos para fazer (para não dizer nenhum), sendo assim nada melhor do que dedicar uma parte do seu tempo fazendo um trabalho para um possível cliente.

Ao realizar essa proposta você não precisa fazer algo extremamente inovador ou que vá levar meses para você terminar, lembre-se que primeiramente você só precisa fazer algo melhor do que o que o seu cliente já tem, posteriormente, caso ele aceite contratar os seus serviços, então você pode dedicar mais atenção a esse projeto dedicando a ele mais tempo e técnica.

Agora comece a trabalhar em uma proposta de melhoria, seja na logo, no site, na papelaria etc. o tipo de material vai depender da área de atuação do seu cliente e da sua especialidade também.

Entre em contato com o cliente

Depois de finalizado o seu trabalho chegou a hora de entrar em contato com o seu futuro cliente. Vá até ele pessoalmente ou através do telefone, evite e-mails pois normalmente eles costumam ignorar esse tipo de contato.

Essa parte é um pouco complicada por exigir que você tenha um pouco de desenvoltura e saiba se comunicar, acredito que você tenha desenvolvido isso na faculdade e se não desenvolveu é bom começar a se preocupar com isso.

Se você optar por entrar em contato pessoalmente é importante que você se preocupe com o seu visual e mantenha uma aparência que transmita profissionalismo, nada de bermuda e chinelo, não é por que a empresa fica no seu bairro que você vai até ela como quem vai na padaria, lembre-se que você está indo lá a trabalho.

Se for pessoalmente também lembre que o seu futuro cliente pode querer ver o seu trabalho imediatamente então esteja com ele a mão no caso de surgir essa situação.

Apresente-se ao seu futuro cliente sem muitos rodeios e explique que você observou o material dele e fez uma proposta de melhoria e que gostaria de marcar um dia naquela semana para apresentar a proposta a ele.

A partir daí a conversa pode tomar vários rumos e é importante que você saiba conduzir o diálogo e convencer o seu futuro cliente da melhor maneira possível de que ele precisa dos seus serviços.

Como apresentar o seu trabalho

Se for possível prepare uma pequena apresentação de slides para mostrar a sua ideia, não utilize mais do que 3 ou 4 slides, apenas o suficiente para mostrar o material original, a sua análise dos pontos onde podem ser feitas melhorias e a sua proposta de solução.

Mesmo assim não corra o risco de não ter nenhum computador por perto no momento da sua reunião com esse futuro cliente, sendo assim leve também uma versão impressa do trabalho que você deseja oferecer, garanto que isso vai livrar você de uma série de possíveis problemas.

Vá preparado para fechar negócio

Existe uma grande possibilidade agora de você fechar o job, sendo assim vá preparado, já tenha na ponta da língua o valor a cobrar pelo trabalho que você realizou e também por outros possíveis materiais que ele venha a solicitar.

Não esqueça também de levar um contrato para que tudo seja feito de forma profissional e que seja documentado, dessa forma você garante não somente a segurança do seu trabalho como também mostra que você é um profissional sério.

E se não der certo?

Agora vem uma das principais vantagens dessa técnica, mesmo que o seu cliente em potencial não aceite contratar os seus serviços ainda assim você vai sair ganhando.

Primeiro por que você pode utilizar esse projeto para colocar em seu portfólio. Se a resposta dele para sua oferta for não e você não conseguir convencê-lo continue sendo profissional, agradeça pela atenção e o tempo que ele lhe ofereceu, deixe o seu cartão de visitas e diga que estará a disposição caso ele queira lhe contratar em um outro momento.

Perceberam por que essa técnica é uma das melhores para quem está sem clientes? Se você não conseguir um job pelo menos você consegue uma peça para o seu portfólio e um contato profissional que pode vir a lhe trazer mais clientes no futuro.

Espero que essa técnica para encontrar clientes seja útil para você e que isso se converta em muitos jobs e se você quer mais dicas de como encontrar novos clientes basta dar uma lida no meu artigo “Como encontrar novos clientes” onde eu ensino outras técnicas.

Gostou do artigo? Então não se esqueça de curtir e de compartilhar. Se você conhece outras dicas de como encontrar clientes compartilhe com a gente nos comentários.