Escolha uma Página

Hoje em dia graças a internet é possível encontrar uma infinidade de arquivos prontos que podem ser utilizados em um projeto de design, entre eles estão os vetores. Mas afinal de contas é correto ou não utilizar esses arquivos em um projeto?

Encontrar vetores hoje em dia é algo muito fácil, basta fazer uma simples busca na internet que você encontra uma avalanche de sites que disponibilizam arquivos com vetores gratuitos para download. É possível encontrar de todo tipo, desde ítens simples como ícones até elementos mais complexos como ilustrações.

Graças a disponibilidade desses arquivos na internet os designers tiveram suas vidas facilitadas pois antes disso era necessário que você mesmo fisesse o vetor de foma “braçal“ o que para muitos é um trabalho chato de realizar.

Porém com a facilidade de acesso a esses arquivos alguns problemas começaram a surgir, alguns designers e até mesmo outros profissionais de criação passaram a utilizar os vetores prontos de tal forma que acabavam por prejudicar o layout do projeto justamente por ele perder o seu caráter de exclusividade e também a sua originalidade que é algo altamente buscado por nós designers.

Com isso levantou-se a questão abordada por esse artigo, ou seja, é correto ou não utilizar um vetor pronto em um layout ou projeto de design?

Muitos designers passaram a não ver com bons olhos a utilização de vetores prontos por acharem que eles tiram o caráter de originalidade do design e dão margem para que projetos inteiros fossem copiados e revendidos com algumas poucas alterações.

Esse tema sempre acaba gerando opiniões divididas, de um lado há os que defendem a utilização dos vetores prontos por eles facilitarem e agilizarem o desenvolvimento de um layout, do outro lado há os que são contra a utilização dos vetores devido eles tirarem a exclusividade do layout.

Depois de muito refletir sobre esse tema e formular a minha opinião eu cheguei a conclusão de que não existe problema em utilizar um vetor pronto desde que se tomem alguns cuidados para que eles sejam utilizados de forma prudente.
Sendo assim eu listei abaixo algumas dicas de como podem ser utilizados os vetores prontos e como não se deve utilizá-los.

Não utilize vetores prontos no elemento principal

Se você está projetando uma marca, por exemplo, e nela o elemento principal é a ilustração de uma águia, todo o foco da marca está naquela ilustração, sendo assim evite utilizar um vetor pronto em elementos importantes dentro do seu layout ou marca, isso por que seu cliente corre o risco de ter o principal elemento de sua marca encontrado em um outro lugar.

Os vetores prontos podem ser usados principalmente em elementos secundários dentro de um layout, quais serão esses elementos é algo que somente você pode decidir pois isso dependerá muito do trabalho que você está realizando, pode ser um background ou um simbolo secundário por exemplo.

Utilize vetores prontos em layouts para exercícios pessoais

Vamos supor que você está projetando um poster para a Coca Cola apenas para colocar em seu portfólio mostrando as suas habilidades como designer, e nesse poster você vai precisar aplicar o logotipo da Coca Cola, ora você não precisa vetorizar o logotipo da Coca Cola já que é fácil de encontrá-lo disponível para download e também por ele ser um elemento que deve estar presente em seu layout exatamente como ele é.

Nesses casos é completamente normal utilizar vetores prontos, pois são elementos que devem aparecer e que não fazem parte diretamente do seu projeto, você vai atuar em outros elementos do layout e esse vetor pronto não irá prejudicar o seu trabalho.

Evite utilizar vetores prontos de forma integral

Ou seja, se você optar por utilizar um vetor pronto tente fazer alguma mudança para que não pareça que foi simplesmente copiado. Os vetores prontos são grandes aliados principalmente em reduzir nosso tempo de trabalho, no entanto ele não deve trabalhar no nosso lugar.

Vamos supor que você deve projetar um cartaz anunciando um torneio de xadrez e nele você vai utilizar a silhueta das peças, as peças do xadrez são bem comuns, então não haveria problema em utilizar vetores prontos pois são de elementos com formato universal, ainda assim você pode modificar um pouco os vetores para não ficar exatamente igual ao original.

Vetores prontos devem reduzir seu tempo de trabalho

Utilize os vetores prontos se eles realmente forem reduzir seu tempo de trabalho, se o seu layout possui poucos elementos que deveriam ser vetorizados ou, como eu já havia dito anteriormente, se forem elementos de uma marca procure vetorizar você mesmo um elemento exclusivo em seu projeto, isso irá valorizá-lo e mostrará a sua importância como profissional.

Todo projeto em design deve buscar a originalidade, a inovação e a exclusividade, ao utilizar vetores prontos pergunte-se se eles estão lhe ajudando a alcançar esses objetivos ou estão impedindo que seu projeto seja considerado exclusivo.

Evite utilizar vetores free em projetos comerciais

A grande maioria dos vetores free são disponibilizados apenas para uso pessoal, ou seja, aqueles projetos pessoais que fazemos para praticar e demonstrar nossas habilidades. Esses vetores no entanto não são liberados para uso comercial a menos que você obtenha autorização do criador do vetor.

Esse é outro fator que deve ser levado em consideração ao decidir utilizar um vetor pronto e gratuito, se você deseja ser considerado um profissional deve portar-se como um e isso inclui trabalhar de forma legal respeitando direitos autorais e propriedade intelectual.

Essas são apenas algumas dicas a se levar em consideração no momento de utilizar ou não um vetor pronto em seu projeto, sempre lembrando que devemos utilizá-los com sabedoria para que se tornem ferramentas eficientes em nossas mãos. E você tem uma opinião diferente sobre a utilização de vetores? Então compartilha com a gente.

Imagem de capa: woman working with laptop via Corbis.