Escolha uma Página

Quando você começa a adentrar no mercado de design e a fazer parte da comunidade criativa uma das primeiras coisas que te dizem é que a plataforma Wix é um grande inimigo dos designers gráficos e web designers. Dizem que além de ser uma plataforma com uma série de defeitos ainda abre espaço para os famosos “micreiros”.

Nunca gostei muito de me basear unicamente através da opinião dos outros e foi por isso que eu decidi então testar a plataforma, tirar as minhas próprias conclusões e por à prova os problemas apontados pelos que criticam esse tipo de serviço e saber se o Wix.com pode me ajudar a criar um site profissional.

Sendo assim eu vou compartilhar aqui nesse artigo como foi a minha experiência no uso da plataforma e as minhas observações sobre as ferramentas disponíveis e os problemas que são normalmente apontados por outros profissionais.

Capa_Blog

Um erro básico de quem pretende criar o seu site no Wix, e que acaba influenciando negativamente no resultado final, é não definir um briefing para o seu projeto. Normalmente o usuário simplesmente cria a conta e sai mexendo de forma aleatória nas ferramentas disponíveis até achar que o trabalho está finalizado.

Pois bem, eu decidi fazer um pequeno briefing só para ter um direcionamento e poder obter um bom resultado. É claro que esse briefing não foi nada muito complexo mas sim algo básico porém, útil. O que quero destacar aqui é que se você vai criar o seu site utilizando o Wix invista um pouco de tempo criando um briefing e definindo coisas básicas como público alvo e objetivo do seu site.

No meu caso eu decidi criar um site no formato de portfólio de design gráfico para um profissional freelancer, meu público então seriam os meus possíveis contratantes que em sua maioria são donos de empresas de médio porte.

O que eu pretendo é que esse site me apresente como profissional, aponte a minha área de atuação e mostre os meus principais projetos além é claro de permitir uma forma de contato. Pronto! Um briefing básico está definido e tendo isso em mente vamos para a próxima etapa.

Capa_Blog

Muitas pessoas “torcem o nariz” para o trabalho com templates por defenderem que eles acabam deixando o seu site com uma aparência “genérica” e as vezes pouco profissional. Eu particularmente acredito que os templates tem a sua utilidade especialmente para aqueles que não entendem nada de web design.

Eles são um ótimo start para quem não possui conhecimentos de programação visual, hierarquia da informação, interface digital etc. Alem do mais, uma das verdades sobre web sites é que muitos segmentos de negócio possuem uma estrutura um pouco “padronizada”.

Um exemplo disso são os sites do tipo portfólio, como é o caso do site que escolhi desenvolver, um site nesse modelo normalmente é composto por uma página contendo os seus projetos, uma página de biografia e finalmente uma página de contato.

A minha principal recomendação sobre os templates é que você deve buscar ao máximo se afastar do visual original dele e aproveitar apenas a estrutura. Considere o template como o que ele realmente é, ou seja, uma orientação básica para que você molde de acordo com as suas necessidades.

Capa_Blog

Depois de escolhido o template chegou a hora de começar a utilizar o editor gráfico e é aqui que se encontra um dos principais pontos positivos da plataforma Wix. Isso era algo que eu acreditava que seria deficiente pois eu já tinha trabalhado com outros editores semelhantes mas que eram muito limitados em termos de edição.

Porém o editor da plataforma Wix permite uma edição muito avançada em termos de opções, você pode tanto utilizar as sugestões dadas pelo próprio editor como também moldar de acordo com a sua vontade. Durante o meu teste eu não encontrei algo que eu não conseguisse editar.

Se você, assim como eu, só está acostumado a trabalhar diretamente com os códigos HTML e os estilos em CSS talvez demore um pouco para se adaptar mas rapidamente você se acostuma e muito rapidamente consegue entender o funcionamento do editor e a utilizá-lo da melhor forma a seu favor.

Sendo assim em termos de editor gráfico não tive do que reclamar, o funcionamento é muito intuitivo, auto explicativo e com um alto nível de personalização. O que recomendo aqui é trabalhar sem pressa, lembre-se que você desenvolvendo um projeto de design e isso leva tempo.

Invista um pouco de tempo planejando cada página e testando o visual para ver se você está seguindo no caminho certo e se seu site está alcançando o objetivo desejado. Observe os sites semelhantes ao que você quer desenvolver e utilize-o como referência, essas ações vão ajudar você a extrair o máximo da plataforma.

Capa_Blog

O Wix permite que você utilize a plataforma e os recursos de criação de site gratuitamente, eles também oferecem um domínio gratuito para você utilizar caso não possua um domínio próprio mas para nosso projeto esse não é o ideal. Por isso vou utilizar um domínio personalizado que eu já havia adquirido previamente.

O problema da versão gratuita da plataforma Wix é a exibição de anúncios no layout do seu site, uma prática normal em serviços como esse. Sendo assim eu recomendo fortemente que você adquira um domínio próprio e utilize um dos planos da Wix que lhe permita conectar esse domínio ao seu site.

Você pode adquirir um domínio pelo próprio Wix ou com outra empresa de sua preferência. O importante é que você tenha o seu próprio domínio, não há nada que tire o profissionalismo do seu site quanto não ter um domínio personalizado.

Esse aliás é mais um dos problemas apontados por aqueles que criticam a plataforma Wix, porém aqui eu vejo que o problema em si não é da plataforma e sim dos usuários que preferem utilizar apenas os recursos gratuitos e que possuem a limitação nas questões de domínio.

Eu sempre gosto de ressaltar que se você quer ter êxito em sua carreira como designer é preciso fazer investimentos, tanto em estudo, em equipamentos e em divulgação e é aqui que entra o seu portfólio, ou seja, o endereço do seu site precisa ser personalizado e acredito que isso já tenha ficado bem claro.

Capa_Blog

Outra alegação feita pelos críticos da plataforma Wix é que os sites criados pela plataforma não são bem indexados pelos motores de busca. Eu não posso afirmar isso agora pois acabei de publicar o site de teste então preciso de um pouco mais de tempo para poder avaliar esse ponto.

No entanto o que eu posso afirmar é que a plataforma da Wix possui recursos para otimização do site através de recursos básicos como sitemap, descrição de imagens, meta tags etc. A própria plataforma dá diversas orientações sobre boas práticas de otimização e SEO para o seu site.

Ainda em minha pesquisa descobri que o Wix vem investindo cada vez mais em  recursos que permitam aos usuários atingir resultados ainda melhores nos motores de busca, alguns exemplos desses recursos são:

  • Redirecionamento 301
  • Nova estrutura do URL, mais limpa
  • Mudanças para melhorar o tempo de carregamento do site

Vale lembrar também que mesmo sites criados “na mão” ou em outras plataformas como o WordPress, levam um certo tempo para estarem bem ranqueado pelos mecanismos de busca. Eu particularmente tenho as minhas dúvidas sobre esses problemas de SEO que alguns profissionais relatam e vou procurar pesquisar melhor sobre isso.


A minha avaliação geral da plataforma é positiva, acredito que ela é extremamente útil e simples de usar, além do mais pode ser uma ótima ferramenta na construção do seu portfólio se observado os pontos que mencionei no decorrer desse artigo.

Quero ressaltar também que aqui não avaliei as questões de concorrência de mercado que muitos designers ainda insistem em temer, alegando que plataformas de criação de sites são um vilão para os designers e web designers. Já escrevi um artigo sobre esse assunto e por isso não entrei nos detalhes dessa questão.

E se você quiser conferir como ficou o site que desenvolvi nesse teste você pode acessá-lo clicando aqui. Vale destacar que ele ainda vai passar por muitas edições afinal de contas eu quero que ele seja um ponto de convergência de todos os meus empreendimentos como o blog Design Zero Um e o canal Corporação Criativa, no entanto para o seu lançamento como um portfólio digital ele já está ok.


Agora eu quero saber a sua opinião: você já utilizou a plataforma Wix? Como foi a sua experiência? Compartilhe a sua opinião nos comentários.

E se você quiser entrar em contato comigo e acompanhar o meu trabalho mais de perto basta me seguir nas redes sociais através do meu portfólio no Behance e do meu perfil no Instagram.

Valeu pessoal! Eu vou ficando por aqui, até o próximo post.