Escolha uma Página

Essa é realmente uma nova fase para o Design Zero Um, agora estamos até aceitando a colaboração dos nossos leitores e no artigo de hoje vamos aprender com o artigo do nosso amigo Rodrigo Oliveira de Rodrigues um pouco mais sobre a importância da tipografia no design gráfico.

Sem mais enrolações vamos para o conteúdo de hoje que foi compartilhado em uma parceria com a Acesso Shop uma loja virtual especializada em toners e que oferece um serviço muito bom, quem quiser conhecer mais sobre eles pode visitar o site da Aceso Shop clicando aqui.

A importância da tipografia no design gráfico

Inquestionavelmente, a tipografia é um dos elementos mais importantes do design. Tão essencial quanto a escolha das cores, da diagramação e das imagens, é a escolha dos tipos que serão usados no layout.

Engana-se quem pensa que pode se dedicar mais aos outros elementos e deixar as palavras para o segundo plano. A tipografia sempre foi o principal elemento da mídia impressa, visto que, em publicações como jornais e revistas, a prioridade é dada às palavras.

Close up of printing plate

Atualmente, o fenômeno da saturação visual torna necessária a ênfase aos conceitos verbais, e assim a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no design. Uma família tipográfica não é simplesmente um conjunto de letras.

Cada tipo transmite, de acordo com as características da forma, um conceito diferente. A escolha da fonte para uma peça gráfica não pode ser aleatória e sem critério. Ao contrário, esse processo deve se basear na mensagem que o designer deseja passar ao público.

Uma tipografia pode ser leve ou pesada, delicada ou agressiva, romântica ou fria. Uma tipografia pode revelar fatores sociais, políticos e econômicos. A tipografia é, sutilmente, um índice de valores. O designer não pode apenas ler as palavras que farão parte do seu layout e indiscriminadamente transferi-las ao papel.

O designer deve entender as palavras e dar sua contribuição sobre o conteúdo da mensagem. A escolha de uma tipografia é um processo subjetivo. Para a seleção da fonte ideal, também são analisadas questões como a composição de texto, o tom da mensagem e a relação com os elementos gráficos na página.

É preciso avaliar todos esses fatores de adequação da fonte, pois há aquelas que ficam bem para determinados trabalhos, mas para outros nem tanto. Como muitos estudantes e admiradores da atividade defendem, a tipografia é “a busca de maior eficiência e maior poder de comunicação da palavra escrita”.

Designers tipográficos de todo o mundo criam novas fontes diariamente, na busca constante por tipos renovados e mais interessantes para transmitir determinadas sensações e causar o impacto desejado. E a lição que fica disso tudo é que a forma faz parte da mensagem tanto quanto o próprio conteúdo.

Concluindo

É isso aí pessoal eu espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje escrito especialmente pelo Rodrigo Oliveira de Rodrigues e se você quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Acesso Shop basta visitar o perfil dela no Facebook, no Twitter e no blog.

Abraço a todos e até o próximo post.

Imagem de capa via Shutterstock e imagem de conteúdo via Corbis.