Escolha uma Página

Dando sequência a nossa série de artigos sobre como criar um layout de forma rápida e fácil, hoje vou abordar mais um importante ponto a ser considerado na hora de criar o seu layout. Vamos lá?

Olá pessoal estou de volta trazendo para vocês mais um artigo dessa série sobre layout e diagramação. Acredito que essa série vai ajudar os leitores do blog pois recebi um feedback positivo principalmente pelo pessoal que me acompanha nas redes sociais.

Diagramação é uma verdadeira ciência e que pode render muitos e muitos livros, nessa série estou apenas abordando alguns pontos básicos que são importantes para que você consiga diagramar de forma rápida e utilizar principalmente quando se deparar com as situações descritas na parte 1 da série.

Você está criando um anúncio e não um metrô lotado

Rush hour at a Sao Paulo metro station.

O título se refere a anúncio mas vale para qualquer layout como fôlder, cartão de visitas, cartaz, etc. Alguns designers tem a ideia errônea de que devem entupir o layout de elementos como imagens, diferentes tipografias, cores e assim por diante.

Procure deixar o seu layout limpo e excluir qualquer elemento que não seja essencial para transmitir a mensagem. Algo que é simples mas de suma importância e que alguns designers deixam de lado é o grid, vou falar especificamente sobre a margem.

Vamos tomar como exemplo o cartaz abaixo que faz parte de uma campanha da CNN e que foi premiada com o Leão de Cannes de 2011, talvez você não perceba mas ele possui uma margem que podemos chamar de margem de segurança, não confunda essa margem com a sangria. A parte interna dessa margem de segurança é onde será colocado todo o conteúdo relevante do seu anúncio.

world_news_obama

“Ao vivo direto da fonte”

Veja agora a margem do anúncio e perceba que toda a informação relevante dele ficou dentro área protegida pela margem.

world_news_obama_2

Veja agora como ficaria o mesmo layout porém sem a utilização da margem.

world_news_obama_3

Percebe como fica estranho? Observe especialmente o conteúdo textual localizado na parte superior direita.Sendo assim não encoste nada na margem.

Vale destacar que isso não é uma regra imutável, se você optar por colar os elementos no limite da área do layout terá que ter uma boa justificativa e isso vai demandar mais tempo, coisa que não temos na situação que estamos tratando.

Essa é uma dica que sempre aplico em meus trabalhos, quando vou iniciar a arte final de um layout e abro um novo arquivo no programa que vou utilizar a primeira coisa que faço é criar uma camada exclusiva para guias e logo em seguida estabeleço uma margem e partir daí começo a desenvolver todo o meu layout dentro da área dessa margem.

É uma dica básica mas esse é um erro que costuma pegar em cheio principalmente os iniciantes que acabam colando os elementos do layout no limite da prancha.

Todo layout precisa dessa área para que os elementos possam “respirar”, isso é extremamente importante pois contribui para que o seu layout fique mais agradável e com uma melhor leitura.

Voltando a questão de não entupir o layout com informações desnecessárias, vou mostrar mais algumas boas campanhas que se destacam pela forma como a mensagem é transmitida e principalmente por não se utilizarem de uma grande quantidade de elementos.

Observe nas campanhas abaixo novamente o uso da margem e a utilização de poucos elementos textuais e poucas imagens para transmitir a mensagem.

"Gastando muito tempo com a esposa?"

“Gastando muito tempo com a esposa?”

"Mais acentuada do que você pensa. The Knife WMF Grande Gourmet com lâmina Damasteel"

Mais afiada do que você pensa. Faca WMF Grande Gourmet com lâmina Damasteel

"Ninguém deve sofrer com fraldas fedorentas"

“Ninguém deve sofrer com fraldas fedorentas”

Concluindo

É isso aí pessoal eu espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje e que possam utilizar isso em seus próximos layouts especialmente aqueles bem problemáticos com cliente pobre, pouco tempo e briefing duvidoso.

E se por acaso você ainda não leu o primeiro artigo dessa série que saiu na semana passada basta clicar nesse link aqui.

Agora colabore com o artigo e compartilhe a sua opinião com a gente aí nos comentários dizendo se você já teve ou tem essa dificuldade na hora de criar, já colou coisas coladas na margem do layout? Compartilha sua experiência com a gente.

E se você quer saber mais sobre design e acompanhar alguns dos meus trabalhos é só me seguir no Instagram, Facebook, Twitter e no meu portfólio no Behance. Essa semana compartilhei dois projetos que estão em desenvolvimento e nesse final de semana vou postar mais um, dá uma passada lá.

Promoção no blog

Também queria aproveitar para avisar sobre a nossa primeira promoção aqui no blog em comemoração ao dia do designer que aconteceu nessa semana. Estamos fazendo essa promoção em uma mega parceria com a editora GG Brasil. Na fanpage da editora estaremos sorteando um ótimo livro sobre design editorial, dá uma passadinha lá para você saber o que precisa fazer para participar.

### CONHEÇA A PROMOÇÃO CLICANDO AQUI ###

É isso aí pessoal mais uma vez obrigado a todos e se você gostou não esquece de curtir e de compartilhar, a gente se vê novamente na semana que vem. Abraço a todos e até o próximo post.

Imagem do metrô via Corbis e imagem de capa via Shutterstock.