Escolha uma Página

Você sabe organizar as informações no seu layout? Consegue fazer com que o seu público alvo leia o conteúdo do layout na ordem que você deseja? No artigo de hoje vou te dar umas dicas bem legais de como organizar as informações no layout e controlar a leitura do observador.

Olá pessoal, depois de uma semana de ausência estou aqui de volta com mais um artigo sobre layout e diagramação de forma rápida e segura. Me desculpem pela ausência e a quebra da sequência de artigos pois eu tive uma semana bem corrida com meus projetos.

Mas agora é uma nova semana, aliá um novo fim de semana e estou voltando com os artigos dessa série que pelo que estou vendo tem agradado aos leitores do blog já que essa semana falei com várias pessoas que sentiram falta da sequência dos artigos e me agradeceram por compartilhar esse conhecimento.

Fico feliz em receber esse feedback de vocês que estão acompanhando o blog e já adianto que estou preparando muitas coisas legais para o ano que vem pois o Design Zero Um vai passar por algumas renovações e tenho certeza que vocês  irão gostar.

Mas vamos então direto para o artigo de hoje que vai falar um pouco sobre algo bem importante dentro de um layout, ou seja, a ordem como as informações do layout são dispostas no espaço que você possui, vamos lá.

A ordem das coisas

YodaCG

Você conhece esse cara da imagem acima? Duvido que não conheça mas caso ainda não tenha sido apresentado a ele esse é o Mestre Yoda, ele é uma das figuras mais marcantes da série cinematográfica “Star Wars”.

É conhecido principalmente pelas suas incríveis habilidades como guerreiro Jedi mas também por sua péssima capacidade de formar frases. Ele fala mais ou menos assim: “Impossível de ver o futuro é“.

E por que estou falando sobre ele? É simples, muitos designers gostam de desenhar o seu layout da mesma forma como o Mestre Yoda compõe suas frases. Vejamos o texto abaixo:

TEXTO_1

 

Tenho certeza que você leu esse texto iniciando de cima para baixo, da esquerda para a direita e somente ao chegar no final é que você se deu conta de que algo estava errado com ele.

Utilizei esse exemplo para demonstrar um princípio importante na diagramação e layout de uma peça, que a ordem do texto define a leitura. Procure estabelecer a ordem de leitura do seu layout e ao fazer isso lembre-se que no ocidente lemos de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Lembre-se que aqui estamos aprendendo a layoutar de forma segura, sendo assim não procure alterar a forma como as pessoas leem as coisas. Agora vamos ver o mesmo layout só que agora de uma forma diferente, observe a imagem abaixo:

TEXTO_2

Agora eu posso afirmar com certeza que você leu o texto iniciando das palavras “por onde você”, isso aconteceu simplesmente pelo fato de as palavras “por onde você” estarem com um contraste bem maior com o fundo do que as demais palavras.

Esse exemplo deixa claro outro importante princípio da diagramação que é: o peso (contraste) define a leitura. Nossos olhos tendem a perceber mais facilmente elementos contrastantes, sendo assim é essencial saber trabalhar utilizando o contraste na tipografia com a intenção de guiar o leitor ou observador para que ele faça uma leitura correta da mensagem que seu layout pretende transmitir.

Vamos voltar para o nosso exemplo, leia o texto abaixo:

TEXTO_3

 

 

Mais uma vez posso afirmar que você começou a ler esse texto dessa vez iniciando das palavras “começou a ler”. Isso aconteceu devido ao tamanho da fonte dessas palavras ser maior que o tamanho das demais.

Outro princípio da diagramação que deve ser apresentado aqui é: o tamanho define a leitura. Ao planejar o seu layout é importante que você estabeleça a ordem correta de leitura do seu texto e se utilize desses três princípios afim de guiar a leitura do observador, não custa lembrar de manter a leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Concluindo

E essas são as dicas de hoje pessoal, eu espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje e se você gostou não se esqueça de curtir e de compartilhar na sua rede social preferida, isso só vai demorar um segundo e contribui bastante pro crescimento do blog.

Gostou do artigo de hoje? Não deixe de participar comentando, diga se você gostou, se utiliza esses princípios da diagramação e do design, enfim, compartilha a sua opinião com a gente.

Não se esqueça também de me acompanhar nas redes sociais, no meu Facebook, Twitter, Instagram e acompanhando meus trabalhos no meu portfólio no Behance.

É isso aí pessoal, abraço a todos e até o próximo post.