Escolha uma Página

Uma parte muito importante de se considerar quando estamos desenvolvendo um layout é em que formato esse layout será exibido. Hoje vamos falar um pouco sobre a importância de atentar para os formatos no design gráfico.

Olá pessoal, o Design Zero Um está de volta depois de alguns longos meses “hibernando”, a grande verdade é que eu estava incrivelmente atarefado com uma série de projetos e não estava conseguindo encontrar um tempo bacana para escrever no blog.

Mas depois de tanto tempo, aqui estou eu de volta para dar continuidade a essa série de artigos que está ajudando muitos designers a aprenderem um pouco mais sobre layout e diagramação.

Studio shot of stack of paper with eye glasses on top

Hoje eu vou falar um pouco sobre a importância dos formatos dentro do design gráfico e sua importância quando se pretende desenvolver um layout de forma rápida e fácil.

Como faz um tempinho que não nos falamos vale lembrar que essa série de artigos procura ensinar o básico sobre layout e diagramação, o famoso “feijão com arroz”, ou seja, o simples que dá certo.

Por que é importante atentar para o formato?

Um dos grandes erros ao se desenvolver um layout é não atentar para o formato em que ele será aplicado, acredito que seja desnecessário dizer que é completamente diferente criar um layout de um cartão de visitas e o de um cartaz.

O formato será decisivo para uma série de fatores importantes como quantidade e relevância das informações, a forma de utilizar imagens, tamanhos das fontes, a composição, materiais que podem ser utilizados etc.

Man sitting at desk, using computer

Embora os princípios para diagramação e layout sejam os mesmos para qualquer formato é importante que o designer compreenda as peculiaridades de cada formato e saiba se utilizar do espaço disponível para organizar as informações da melhor maneira.

Primeiro de tudo

Aqui entra a etapa que somente um designer vai dar importância, antes de correr para o computador procure organizar as informações que serão inseridas no seu layout, vamos tomar como exemplo um dos elementos mais solicitados por amigos e parentes, o cartão de visitas.

Básico e extremamente comum em nosso trabalho, em um cartão de visitas algumas informações são essenciais como nome e telefone para contato, porém algumas informações vão depender do tipo de negócio a que o cliente está relacionado e até mesmo ao gosto pessoal do cliente.

Alguns cartões de visitas podem apresentar o endereço, e-mail, cargo, descrição de serviços etc. Sendo assim é sempre importante que primeiramente você tenha definido quais as informações que deverá aplicar no layout para atender ao briefing que lhe foi passado e não ficar pensando nisso na frente do computador.

Businesspeople Exchanging Business Cards

Não vou colocar nesse artigo as dimensões padrão dos principais tipos de impresso mesmo por que essa informação pode ser facilmente encontrada na internet ou simplesmente consultando uma gráfica.

A mensagem que gostaria de transmitir aos leitores hoje é de entender que o formato em que o layout será aplicado influencia no projeto como um todo e como essa série se dedica a ensinar princípios que irão ajudar o designer a criar um layout de forma segura vale ressaltar que essa não é uma boa hora para fazer “firula”, atenha-se aos formatos padrão.

Concluindo

Muito bem pessoal por hoje eu vou encerrando por aqui e espero que vocês tenham gostado de mais essa parte dessa série de artigos, gostaria de agradecer mais uma vez ao feedback positivo que recebi de você sobre essa série.

E se você gostou desse artigo não se esqueça de contribuir para a divulgação do blog clicando aí no botão “curtir” e compartilhando nas suas redes sociais, é bem rapidinho e me ajuda bastante.

Agora participa do artigo respondendo aí nos comentários, você já teve algum problema com formatos de peças gráficas?

Se liga nesse recado

Antes de me despedir de vocês gostaria de avisar que fui convidado para participar como palestrante do 1º Congresso Rocket Para Criativos, nesse congresso vou dar uma palestra on line sobre como atribuir valor ao seu projeto utilizando desenhos e ilustrações.

01

Então se você se interessou e quer participar desse congresso bem bacana basta acessar o site do evento clicando NESSE LINK AQUI. Lá você pode saber mais sobre o evento e conferir todos os palestrantes e horários.

Não se esqueça que você pode acompanhar mais sobre o meu trabalho e o blog através das minhas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, no meu canal no Youtube e no meu portfólio no Behance.

Agora sim pessoal, um grande abraço à todos e até o próximo post.

Imagens via Corbis.