Escolha uma Página

Muitas pessoas me escreveram nas últimas semanas me perguntando o que aconteceu com as postagens do meu blog o Design zero Um, a verdade é que muitas coisas aconteceram comigo e elas acabaram influenciando na minha ausência com postagens aqui pelo blog. Sendo assim preparei um post especial explicando um pouco o que aconteceu comigo e algumas mudanças que vão rolar por aqui pelo blog. Vamos lá?

Bom primeiramente eu quero anunciar para aqueles que por ventura ainda não saibam que eu agora faço parte da equipe do blog Choco La Design, sendo assim agora além de acompanhar minhas postagens por aqui pelo Design Zero Um vocês também vão poder ler meus artigos lá no Choco  também.

A minha participação no Choco La Design surgiu a partir da minha proposta de me tornar um colunista pois tinha o desejo de continuar postando em um blog que não fosse o meu pois assim aumentaria o meu networking e me obrigaria a escrever com mais frequência. Escolhi o Choco La Design pelo fato de ele ter sido o blog com quem o Design Blog havia feito uma fusão cujos detalhes você pode saber clicando aqui.

Depois de ter sido aceito como membro da equipe do Choco eu passei então a estar muito envolvido com o blog e acabei passando de colunista para editor também, e como vocês já devem imaginar isso toma um bom tempo da minha semana e consequentemente as postagens do Design Zero Um acabaram parando, porém o meu desejo é que ele permanecesse firme, então decidi realizar algumas mudanças.

homem carregando caixa

Um outro motivo muito importante que acabou me impedindo de publicar recentemente no Design Zero Um foi justamente a reestruturação que o blog irá sofrer, a principal delas é que agora o blog virou uma empresa que faz parte do Grupo Design Zero Um que irá realizar alguns empreendimentos que vocês vão ficar sabendo com mais detalhes mais pra frente.

Então nessas últimas semanas eu estava tendo que correr com algumas coisas relacionadas à burocracia de registrar o blog como pessoa jurídica e também de conseguir um escritório para o blog e isso acabou me tomando bastante tempo também mas eram coisas importantes e altamente necessárias para a nova fase do Design Zero Um e acredito que vocês vão gostar.

O terceiro e principal motivo da minha ausência é o meu mais novo empreendimento e que é onde estou dedicando muitas horas do meu dia que é a Corporação Criativa, um site que irá disponibilizar aulas e cursos online de desenho e ilustração digital. Eu ainda vou fazer um artigo bem bacana explicando melhor o que é a Corporação Criativa mas até lá você pode curtir a Corporação na nossa página no Facebook.

Eu não quero entrar em detalhes sobre a Corporação Criativa agora pois como eu disse ainda vou preparar uma postagem bem legal que vai dar detalhes sobre ela, mas o que posso adiantar é que ela será feita especialmente para aqueles que querem aprender a desenhar, ilustrar e principalmente aplicar essas ilustrações em seu trabalho como designer ou profissional de criação.

Corporação Criativa

Terão promoções de lançamento e muitas coisas legais para aqueles que acompanharem a Corporação Criativa nas redes sociais e principalmente para aqueles que se cadastrarem na newsletter que está no site da Corporação e que você pode acessar clicando aqui. O material das aulas é excelente e de alta qualidade e garanto que vocês vão gostar muito.

Bom pessoal essas foram as principais razões da minha ausência temporária aqui do blog, isso tudo ainda foi somado ao meu trabalho como freelancer e todas as outras coisas que eu gosto de fazer e então eu peço que me perdoem por ter deixado vocês temporariamente sem atualizações, mas saibam que valeu a pena esperar e que agora o blog vai ficar muito mais legal.

E as mudanças?

Então vamos falar das mudanças que vão rolar aqui no blog, não são muitas (pelo menos eu acho) mas são mudanças importantes e que irão acontecer gradativamente para que vocês possam se acostumar com elas mais facilmente. As principais mudanças serão direcionadas para o editorial e não irão afetar, pelo menos por enquanto, o layout do blog.

A primeira mudança é com relação à frequência das postagens. Antes eu estava procurando postar todos os dias para que os leitores pudessem estar diariamente conectados ao blog, porém eu percebi que essa forma não estava sendo vantajosa para o Design Zero Um pois eu acabava tendo que postar galerias de inspiração o que acabava por colocar o blog como apenas mais um canal de inspiração assim como muitos outros blogs de design na internet e não era isso que eu queria para o blog.

O Design Zero Um pode ser considerado um fruto do Design Blog que priorizava a propagação do conhecimento relacionado ao design e não somente projetos para inspiração mas ensinar o design como disciplina. Sendo assim eu decidi não fugir disso e preservar as minhas postagens com temas relacionados a teoria e também a prática do design como profissão.

Essa escolha tem como principal consequência a diminuição da frequência de postagens porém a qualidade sempre será mantida pois os leitores terão um artigo exclusivo sobre um tema relacionado ao conhecimento e que tentará ajudar vocês a melhorarem seus trabalhos e a sua carreira como designers compartilhando meu conhecimento e minhas experiências na profissão.

Então a partir de agora as atualizações do blog ocorrerão semanalmente sempre as sextas feiras junto com a publicação da minha coluna no Choco La Design, assim você vai lá no Choco e lê o meu artigo da semana e já aproveita e dá uma passadinha por aqui para ler o meu artigo no Design Zero Um.

É importante ressaltar que os artigos publicados não serão os mesmos, ou seja, o artigo que irei publicar no Choco La Design não será o mesmo que será publicado no Design Zero Um, assim vocês terão artigos diferentes escritos por mim em cada blog, certo?

Laptop on desk

Uma outra mudança é a saída da categoria “metablog” da lista de categorias abordadas pelo blog, isso por que embora eu goste muito de blogs e de gerenciar um blog e até mesmo de escrever sobre como criar e desenvolver blogs eu percebo que esse é um nicho que já está muito explorado e bem explorado por diversos sites de qualidade, sendo assim eu não quero ficar falando mais do mesmo então prefiro deixar esse tema para os sites que já se especializaram nisso.

Os artigos que publiquei nessa categoria permanecerão no blog mas novos artigos nessa categoria não serão produzidos, pelo menos não frequentemente, artigos sobre temas relacionados a criação de blogs podem vir a ser escritos se estiverem de alguma forma relacionado ao design ou por algum pedido específico dos leitores do blog mas nada frequente.

A última mudança que gostaria de anunciar é que o Design Zero Um estará mais engajado nas redes sociais, coisa que não estava acontecendo ultimamente por conta de todas as questões que já abordei anteriormente nesse artigo, sendo assim gostaria de convidar você que ainda não curtiu o Design Zero Um no Facebook a visitar nossa página clicando aqui e deixar o seu curtir pois isso ajuda na divulgação do blog.

Tem mais algumas novidades que gostaria de compartilhar que é a criação do meu perfil no Instagram e gostaria de convidar vocês a darem uma olhada nas minhas fotos clicando aqui, lá eu compartilho os bastidores de alguns projetos e principalmente as minhas ilustrações, sketchs e estudos de caligrafia e lettering.

Instagram

Também gostaria de convidar a todos para darem uma olhada no meu portfólio que passou por mais algumas alterações recentes, quem quiser acompanhar meu trabalho pode me seguir por lá também. Recentemente um dos meus projetos foi selecionado para uma das galerias do Behance a Adweek Talent Gallery e isso para mim foi uma conquista e vocês podem ver esse projeto clicando aqui.

Bom pessoal essas são as principais mudanças que irão ocorrer e que estão ocorrendo aqui pelo blog e que gostaria de compartilhar com vocês, espero sinceramente que todos vocês gostem e curtam os artigos que serão publicados por aqui. Muitas outras novidades estão sendo preparadas mas vou lançando aqui no blog conforme elas forem acontecendo.

Agora quero a participação de vocês aqui, gostaram das mudanças? compartilha seu comentário comigo aí embaixo.

Abraço a todos e até o próximo post na semana que vem, não esquece.

Imagem de capa via Shutterstock e demais imagens via Corbis.