Escolha uma Página

Quem trabalha com web design sabe que algo extremamente importante na construção e bom funcionamento de um web site é uma boa indexação pelos mecanismos de busca. Não basta fazer um site bonito e bem organizado visualmente se ele não puder ser facilmente encontrado pelos usuários.

Quando falamos sobre indexação é quase certo que iremos falar sobre SEO (Search Engine Optimization), ou seja, algumas práticas e técnicas que ajudam nosso web site a ser “lido” pelos mecanismos de busca. Esse é um assunto que, como web designers precisamos dominar.

Mesmo quem não trabalha com web design mas atua em um dos outros ramos do design como o gráfico por exemplo, precisa conhecer ao menos de forma básica, de modo que consiga aplicar esse conhecimento em seu dia a dia profissional, especialmente em questões como a organização de portfólios online por exemplo.

Nesse artigo eu não pretendo ensinar técnicas de SEO, até por que esse é um assunto que felizmente já possui um vasto conteúdo disponível na internet. Mas gostaria de falar sobre uma recente ação do Wix que achei interessante e que acredito que merece atenção daqueles que trabalham com a construção de sites ou pretendem criar o seu portfólio online.

Estou falando do SEO Hero, uma competição online, organizada pelo Wix e que faz parte de uma campanha que visa abordar a má reputação que o SEO da plataforma recebeu ao longo do tempo, uma iniciativa que considerei muito interessante e que merece nossa atenção.

De forma bem simples a competição vai premiar com $50.000 aquele que conseguir colocar um site em primeiro lugar nas buscas do Google para o termo “SEO Hero“. Eu escrevi um artigo recentemente em que testei a plataforma da Wix e compartilhei a minha experiência na utilização do sistema deles. No link abaixo você pode conferir o conteúdo desse artigo.

Fui criar um site no Wix e olha no que deu.

Em relação a construção do site não tive do que reclamar, porém algumas pessoas e outros profissionais do web design alegam que a plataforma da Wix não oferece uma boa indexação dos sites que são criados com ela, alguns afirmam até mesmo que os sites criados pelo Wix nem sequer são indexados pelo Google e outros buscadores.

Eu ainda não pude confirmar essa informação pois ainda não pesquisei profundamente essa questão, quem sabe mais pra frente posso fazer um artigo tentando colocar luz sobre esse assunto. De qualquer forma isso mostra que essa questão de problemas de indexação ainda é algo que está constantemente associado ao Wix.

Como parte da campanha foi desenvolvido um site onde são compartilhados dicas e tutoriais sobre SEO, assim os usuários da plataforma podem aprender mais sobre o assunto e também aplicar esses conhecimentos na criação de seus próprios sites.

O site também merece destaque já que foi todo construído fazendo referência aos X-Men e utilizando os recursos da própria plataforma, isso pode parecer óbvio (e mais do que uma obrigação) mas acredito que isso deveria ser destacado já que o resultado foi um site super atraente e bem construído, mostrando que, pelo menos visualmente, a Wix consegue oferecer excelentes soluções na criação de sites, o resultado só depende da criatividade de quem está utilizando as ferramentas disponibilizadas.

A escolha por utilizar uma linguagem mais lúdica na transmissão das informações foi uma grande sacada já que isso ajuda bastante na fixação dos conceitos e técnicas ensinadas, fica até mesmo como uma referência para nós que trabalhamos com web design.

O site ainda conta com um quiz, além de um blog onde são publicados artigos que ensinam você uma série de técnicas e orientações sobre SEO que ajudam seu site a ficar melhor indexado, ou seja, mais bem preparado para ser encontrado pelo seu público alvo.

Mas como nem tudo são flores o site possui um ponto que pode não ser tão bom, que é o seguinte: ele está todo escrito em inglês e não possui tradução para o português =[

Caso isso não seja um problema para você então acredito que conseguirá tirar muito proveito do conteúdo compartilhado no site e outra coisa importante de destacar é que isso não impede você de participar da competição e quem sabe faturar aí os $50.000 ofertados como premiação.

Então aproveita e dá uma conferida no site, nos detalhes sobre a competição e nas dicas sobre SEO, tenho certeza que elas vão te ajudar a melhorar o desempenho do seu site e consequentemente atrair mais audiência para o seu trabalho.

Gosto de lembrar algo que sempre digo quando tenho oportunidade, nunca considerei plataformas como o WIX como sendo ameaças ao trabalho de designers gráficos e web designers, eu já expliquei meu ponto de vista nesse artigo aqui.

Acredito que existe lugar para todos os tipos de negócio e existem vários tipos de clientes com diferentes necessidades, por isso acredito que o melhor sempre é conhecer as novas tecnologias e plataformas e saber como tirar proveito de cada uma delas.

Você já utilizou alguma plataforma de criação de sites como o Wix por exemplo? Como foi a sua experiência? Compartilha com a gente aí no campo de comentários.