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Recentemente vi na internet um artigo que apresentava algumas marcas famosas e o custo que cada uma teve para seus compradores. Não fiquei muito surpreso pois já sabia que algumas marcas fortes no mercado atual tiveram um preço quase irrelevante quando foram criadas.

No entanto isso me levou a uma reflexão que é a que dá título a esse artigo:
o que realmente agrega valor a uma marca?

As vezes quando estamos projetando uma logo nós designers ficamos tão preocupados com o conceito que ela tem que passar, procuramos fazer com que ela seja original, memorável, estudamos outras marcas no mesmo segmento, enfim, todo o estudo e preparação que está por detrás da criação de uma marca. Porém esses números mostram que a estratégia de marketing pode transformar um mero desenho em um ícone de reconhecimento mundial.


Eu fico imaginando por exemplo a marca da NIKE, hoje ela se tornou uma referência entre as marcas de seu segmento e é tida como uma das mais memoráveis de todos os tempos e um dos conceitos mais fortes, porém foi criada de maneira simples e rápida. E então? Mérito do criador ou de uma poderosa estratégia de marketing?


De qualquer forma ainda acredito que precisamos criar a marca dentro dos mais elevados padrões de estética e funcionalidade afinal de contas é isso que é esperado de nós.


Você confere a seguir algumas das marcas que foram mostradas no
site  e seus respectivos valores.





 O famoso logo da NIKE foi criado por Carolyn Davidson e custou apenas US$ 35,00







A logo da Coca Cola foi criada originalmente por Frank Mason Robinson, como ele era escriturário da empresa não cobrou absolutamente nada pela criação da logo que se tornou um dos maiores ícones do design de marcas.






A logo da NEXT foi criada por Paul Rand que recebeu US$ 100 mil de Steve Jobs pelo marca, ta bom pra você?







Arnell Group Cobrou a bagatela de um milhão de dólares pela nova marca da PEPSI






 Ficou assustado? Eu até agora só citei as mais baratas, o que você pode dizer da nova logo da Accenture criada pela Landor Associates que custou simplesmente cem milhões de dólares?

E pra você o que realmente agrega valor as marcas? Deixe sua opinião nos comentários.