Escolha uma Página

Antes de pensar em criar um blog você precisa primeiro decidir porque deseja criar um blog, esse motivo é fundamental para se manter motivado e buscar fazer o seu melhor em cada post. Essa nem sempre é uma pergunta fácil de responder mas vou te dar algumas dicas que vão te ajudar a decidir por que você quer criar um blog.

Manter um blog não é nada fácil, é preciso ter muita determinação, criatividade e persistência para não deixar que o desânimo venha e acabe por atrapalhar o seu trabalho. A maioria das pessoas que criam um blog desistem dele já nos primeiros meses e muitas vezes nas primeiras semanas, nesses casos a falta de motivação é um dos principais motivos.

Manter um blog exige primeiramente que o autor esteja altamente motivado e isso vai depender dos objetivos que cada um tem quando inicia na vida de blogueiro. Existem vários motivos que podem levá-lo a criar um blog, você pode querer divulgar a sua opinião, divulgar o seu trabalho, divulgar a sua empresa e pode, como a grande maioria que ingressa na blogosfera, querer ganhar dinheiro.

De todos os motivos que citei o que menos vai te ajudar a manter um blog é ganhar dinheiro. Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas vão dizer por aí, ganhar dinheiro com a internet não é tão simples assim, especialmente quando você tenta ganhar dinheiro através de um blog.

Leva um certo tempo até que o seu blog tenha qualidade suficiente para ser rentável, uns podem ser mais rápidos que outros mas não tem como conseguir rentabilizar um blog se não for através de muito esforço e dedicação.

É por isso que para manter um blog é preciso mais do que simplesmente querer ganhar dinheiro pois o dinheiro não surge da noite para o dia, ele vai ser uma consequência do seu trabalho em manter o seu blog atualizado e com conteúdo de qualidade.

Antes de começar a blogar se pergunte por que você quer criar um blog e tenha a certeza de que o seu motivo será forte o suficiente para mantê-lo animado mesmo quando parecer que está tudo dando errado, e acredite, haverão muitos momentos em que você vai querer desistir.

Algo que me ajudou a manter o Design Zero Um até hoje foi justamente o motivo que me levou a criar o blog. Eu queria compartilhar o conhecimento que eu tenho com as outras pessoas que também se interessavam por design.

Quando comecei a escrever no Design Blog ficava muito feliz quando as pessoas comentavam os meus artigos, faziam perguntas e me parabenizavam, isso fez com que eu tivesse mais vontade ainda de continuar escrevendo e ajudando de alguma forma as pessoas que liam os meus textos.

A melhor dica que posso dar com relação ao propósito de um blogueiro é de que você deve blogar por prazer, escrever deve ser algo que te agrada, portanto tenha em mente isso antes de criar um blog, pergunte a sí mesmo o que você deseja alcançar com o seu blog, se for unicamente ganhar dinheiro esqueça e nem perca seu tempo começando.

Preocupe-se somente em fazer o seu melhor e principalmente fazer por que você gosta e tenho certeza que você vai conseguir colher muitos frutos.

Algumas das coisas que me motivam a manter o blog e atualizá-lo diariamente é a oportunidade de ajudar outras pessoas compartilhando meu conhecimento, divulgar o meu trabalho como designer e ilustrador, ocupar a minha mente e a oportunidade de adquirir conhecimento aprendendo coisas novas a cada dia para poder escrever os meus textos.

Quando buscar um propósito para começar a blogar procure motivações como as que eu mencionei, é claro que isso é algo muito pessoal mas as motivações que buscam o seu desenvolvimento pessoal e intelectual são as mais fortes para te manter motivado na difícil missão de criar e manter um blog.

Nos próximos posts eu vou começar a ensinar o que aprendi com relação a criação e manutenção de um blog contando também algumas experiências que adquiri nesse tempo em que venho administrando o Design Zero Um, se você é blogueiro ou pretende começar a blogar não pode perder.

Espero que o post de hoje tenha ajudado de alguma forma aqueles que querem começar a blogar mas que ainda não sabem muito bem o por que de fazer isso. Não se esqueça de compartilhar e se desejar pode deixar o seu comentário logo abaixo.

Imagem de capa: Man Using Computer via Corbis.