Escolha uma Página

Já faz muito tempo que uma série de serviços, que antes só eram possíveis de ser encontrados no mundo físico, podem agora serem realizados através da internet, desde serviços como transações bancárias, compras, e até mesmo boletins de ocorrência.

A sociedade moderna vem cada vez mais buscando formas de levar os seus serviços mais comuns para uma versão disponível e possível na web.

Entre esses serviços em versão online um deles despontou como sendo uma ótima ferramenta para quem necessita de impressão gráfica, estou falando das gráficas online.

A ideia é bem simples, nesse tipo de serviço você pode solicitar a impressão de determinados materiais como cartões de visitas, folders, adesivos, brindes etc.

Além de toda a facilidade de um e-commerce as gráficas online também costumam ter preços bem mais em conta se comparados com as gráficas físicas e isso acaba sendo um outro atrativo.

Basicamente você só precisa preencher algum formulário com os detalhes do seu pedido, enviar a arte do material e escolher a forma de pagamento, após isso basta aguardar até que o produto solicitado seja entregue na sua casa ou empresa.

Durante muito tempo eu “torcia o nariz” para esses serviços de gráfica online pois algo que aprendi trabalhando como freelancer é que se você não tiver atenção ao solicitar serviços de gráfica… é bem provável que algo dê errado.

por-que-nao-gosto-de-graficas-online_01

Se você não tiver atenção com a gráfica… algo pode dar errado.

Eu já havia escutado de alguns colegas de trabalho sobre experiências ruins com gráficas online, as mais comuns envolviam a entrega fora do prazo (que em alguns casos pode ser algo extremamente desastroso), falhas na impressão, falhas no recorte dos impressos e até mesmo erros na disposição de páginas de revistas.

O que mudou minha opinião?

Recentemente tive a oportunidade de testar os serviços de gráfica online da Printi e pude fazer a impressão de uma remessa de cartões de visita do Design Zero Um. E foi justamente isso que fez com que eu mudasse a minha opinião sobre esses serviços, bom… pelo menos com a Printi.

Para ser bem sincero eu já havia me preparado para o pior e não acreditava que justamente eu seria sortudo e receberia tudo certinho e de acordo com o que havia pedido. No entanto para a minha surpresa deu tudo certo e recebi os cartões exatamente como havia planejado e solicitado.

O processo foi bem simples, intuitivo e bem explicado pelo próprio site. Após escolher qual tipo de serviço deseja, você inicia um processo de configuração onde irá definir especificações como formato, material, acabamento etc.

Algo que me chamou a atenção nessa etapa é a possibilidade de você escolher a partir de modelos prontos ou até mesmo contratar a criação de uma arte caso você não a possua.

No meu caso eu enviei a minha própria arte e depois de informar dados para a entrega foi só esperar até receber os cartões em casa e o resultado final foi esse que você vê na imagem abaixo:

Além dos cartões de visita a Printi ainda possui outros produtos com impressão que podem ser interessantes para quem trabalha com design gráfico ou possui um pequeno negócio como banner, chaveiros, carimbos etc.

Então se você deseja conhecer um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela Printi basta clicar NESSE LINK.

Aproveita que a galera da Printi disponibilizou aqui para os leitores do blog um promocode que oferece um desconto de 10% na sua próxima compra no site, não deixa passar essa oportunidade e já encomenda os seus cartões de visita para 2017.

Para receber o promocode basta digitar DZPRINTI10 quando estiver finalizando a sua compra =]

Como ter um bom resultado ao usar uma gráfica online?

Eu sei que deu tudo certo no meu pedido, no entanto eu percebi que algumas coisas foram fundamentais para que eu não tivesse uma experiência ruim com a plataforma e é justamente isso que eu gostaria de compartilhar com vocês aqui hoje para que você não tenha nenhuma surpresa negativa ao solicitar os serviços de uma gráfica online.

É claro que a minha referência será a gráfica Printi já que ela foi a que eu utilizei para testar esse serviço, mesmo assim acredito que essas dicas podem ser úteis independentemente da plataforma que você escolher.

Então agora vamos ver 4 dicas que vão te ajudar a conseguir um bom resultado na hora de usar uma gráfica online e não sofrer uma decepção na hora da entrega:

1 – Tenha atenção durante o processo

A primeira coisa é estar atento durante o processo de compra e principalmente na configuração da arte, isso é importante para que você não seja o responsável pelo erro.

A falta de atenção pode fazer você cometer erros básicos como a escolha errada do formato do produto impresso até a escolha equivocada de elementos como acabamento e enobrecimento.

Por isso esteja atento durante todo o processo, certifique-se de cumprir cada uma das etapas com atenção verificando as especificações e dados que você está transmitindo para a plataforma, uma boa parte dos problemas com gráficas podem ser evitados por você.

2 – Conheça as especificações

Outra coisa que me ajudou bastante foi o fato de eu conhecer as especificações básicas do produto que eu estava solicitando, que no caso eram cartões de visita.

Tenha a certeza de conhecer as especificações necessárias para o seu produto, seja ele qual for. Essas especificações podem ser o formato, o material, o acabamento, o uso de cores etc.

Algo que me ajudou com relação as especificações foi o fato de eu ser designer gráfico e conhecer sobre os processos de impressão, no entanto eu sei que pessoas leigas no assunto podem querer utilizar esses serviços de gráfica online e podem ter dificuldades quanto a esse ponto.

A próxima dica é justamente para esse tipo de usuário.

3 – Utilize as ferramentas de apoio

Se você é leigo no assunto de impressão gráfica a minha dica é que utilize as ferramentas de apoio disponibilizadas pela própria plataforma para ajudar você a definir as especificações do seu pedido.

Essas ferramentas podem ser pequenos balões com orientação durante o processo, vídeos tutoriais, artigos no blog e até mesmo uma seção com dúvidas frequentes.

Se você tem dúvida sobre alguma especificação ou outra etapa do processo não deixe de utilizar essas ferramentas e assim aprender mais sobre a plataforma e garantir um bom resultado.

Eu não sei se todas possuem essas ferramentas mas a Printi disponibiliza alguns recurso que podem te ajudar a conhecer melhor a plataforma, como o blog, vídeos com tutoriais, um guia de impressão, um glossário com termos técnicos utilizados em impressão, e muitas outras ferramentas que tem o objetivo de orientar o usuário no pedido.

4 – Não está seguro? Faça um teste com poucas unidades

Se mesmo com as dicas anteriores você ainda não estiver seguro em fazer o pedido de forma correta eu recomendo que você faça primeiramente um teste (caso sua situação permita).

Imagine que você deseja fazer um pedido de 5000 cartões de visita, não seria bem melhor fazer um teste antes com uma quantidade menor? Afinal de contas é melhor que você cometa erros no pedido de 100 unidades do que num pedido de 5000.

Essa dica é extremamente útil em situações de pedido de grande quantidade como as do exemplo anterior. Se você não tem uma limitação como prazo e a situação lhe permite, faça um teste na plataforma antes de solicitar grandes quantidades.

Felizmente nunca tive problemas graves assim com gráficas mas imagino que deve ser extremamente desesperador receber uma enorme quantidade de um material impresso com erros.

Concluindo

Pela experiência que tive com a Printi posso dizer que acredito que o serviço de gráficas online realmente funciona e que se bem usado pelo usuário pode ser uma verdadeira “mão na roda” afinal de contas hoje em dia é possível solicitar quase todo tipo de serviço pela internet.

Depois de experimentar uma gráfica online comecei a refletir e me perguntar se futuramente essas plataformas virtuais não possam vir a acabar com o serviço no mundo físico.

O que você acha? Acredita que os serviços de gráficas online irão extinguir o mesmo serviço no mundo físico? Acha que isso seria benéfico? Isso com certeza renderia mais um artigo mas por enquanto compartilha a sua opinião aí nos comentários.

Vou ficando por aqui, até a próxima.