Escolha uma Página

Uma boa apresentação é fundamental na hora de colocar um projeto em seu portfólio. No artigo de hoje vamos dar continuidade as dicas sobre o portfólio no Behance. Sendo assim, no artigo de hoje separei algumas dicas de como apresentar o seu trabalho de forma mais atraente.

O Behance recentemente mudou o seu layout e agora passa a exibir todos os perfis com a cor branca, sendo assim ficou bem mais difícil personalizar o seu perfil (pra não dizer impossível), portanto agora é muito mais importante que você capriche na apresentação dos seus trabalhos para que seu perfil possa adquirir um pouco mais de identidade.

A qualidade da apresentação é tão importante quanto a qualidade do seu trabalho, muitas vezes um trabalho bom pode ser prejudicado por uma má apresentação se você simplesmente lança as imagens do seu trabalho lá de qualquer jeito.

Por outro lado uma boa apresentação pode até mesmo melhorar um trabalho mediano (eu disse mediano e não um trabalho ruim) se você souber utilizar os recursos que o Behance oferece e também levar em consideração outras dicas importantes.

Elabore um bom cabeçalho

O cabeçalho é uma seção muito importante pois ele pode ser usado para fisgar a atenção do seu futuro cliente. ele deve servir como uma introdução para o seu trabalho. Uma dica é colocar nele as informações sobre o projeto.

As informações que você vai utilizar vai depender muito do seu trabalho, se for um trabalho para um cliente real é muito bom colocar o nome do cliente, o ano de produção, um resumo da proposta do projeto e das suas ideias etc.

Se o seu trabalho apareceu em algum web site não deixe de colocar o link, você pode por exemplo ter criado uma marca para um cliente e ele utilizou essa marca no site dele, ou também você pode ter criado um web site que foi colocado na internet, então não esqueça de colocar o link.

Se o seu trabalho é um projeto pessoal e não foi desenvolvido para um cliente real isso não impede você de colocar informações sobre seu projeto e a sua proposta. Pode inserir informações como os materiais e técnicas que foram utilizados, o ano em que foi realizado, se foi um trabalho acadêmico ou apenas um exercício etc.

Tenha atenção na formatação do texto para o cabeçalho, você pode utilizar fontes e cores diferentes além de variar o tamanho das fontes para estabelecer uma hierarquia nas informações.

Utilize um Background

O background pode ajudar bastante na sua apresentação, ele pode ser utilizado de diferentes formas. Você pode utilizar um background para destacar o cabeçalho ou a base da sua apresentação, pode também utilizar um background para ficar por trás de todo o layout da apresentação.

Outra dica boa com relação ao background é utilizar arquivos do seu projeto no formato .png com fundo transparente pois assim eles acabam se integrando com o background que você utilizou.

Para servir de background você tem várias opções, pode colocar fotos do processo de criação, pode utilizar uma textura, um padrão etc. As possibilidades são muitas e o mais importante é ser criativo e não deixar de utilizar esse recurso.

Mostre a aplicação

Se você fez uma ilustração para ser utilizada como estampa para uma camiseta nada melhor do que mostrar como ficou ou como ficaria essa ilustração aplicada em uma camiseta de verdade. Se o seu projeto foi produzido é interessante mostrar como ele ficou depois da aplicação pois isso dá um ar mais profissional sobre seu trabalho pois mostra que ele foi projetado para um fim específico.

O ideal na hora de mostrar a aplicação de seus projetos é utilizar fotografias e preferencialmente tiradas por um profissional, caso você não tenha esse recurso a sua disposição ainda é possível fazer uma boa apresentação utilizando mockups.

Mostre o processo de criação

Em alguns projetos fica muito bom mostrar algumas etapas da criação, essas etapas podem incluir algumas sketchs ou fotografias por exemplo. Mais uma vez falando sobre fotografias eu ressalto que é bem melhor investir em um profissional para tirar essas fotos do que fazer por conta própria.

Ao colocar os sketchs tenha consciência de que deve colocar sketchs que sejam visualmente agradáveis e não apenas qualquer rabisco que você utilizou na sua criação, isso no entanto deve ser escolhido com bom senso, se você acredita que um determinado croqui deve fazer parte da sua apresentação então vá em frente.

Não se esqueça do rodapé

O rodapé não pode ser negligenciado, você pode utilizar esse espaço para se despedir de quem estiver visualizando seu trabalho e pode pedir para ele clicar no botão “apreciate this” ou deixar um comentário.

O rodapé também pode e deve ser usado para você colocar uma chamada para ação, você pode colocar seu e-mail para contato e incentivar que seu futuro cliente entre em contato. Pode também colocar os seus links para os seus perfis em redes sociais ou no seu site pessoal.

O importante é aproveitar esse aspaço para fazer um pequeno encerramento, tente imaginar a apresentação do seu trabalho como o roteiro de um filme que tem começo, meio e fim, sendo assim aproveite o rodapé para colocar uma “conclusão” para o seu trabalho.

Se você não leu ainda o primeiro post em que estou ensinando como montar um portfólio profissional no Behance é só clicar aqui.

Muito bem, eu tenho certeza que essas dicas são extremamente eficientes se você simplesmente as colocar em prática. E você conhece mais alguma dica que pode melhorar a apresentação de um trabalho no Behance? Então compartilha com a gente nos comentários.