Escolha uma Página

Para aqueles que desejam trabalhar com o design de games é muito importante conhecer os gêneros de jogos que são comuns de serem projetados. Hoje eu vou apresentar alguns dos principais gêneros e subgêneros de jogos e uma descrição de como cada um deles funciona.

Depois que eu escrevi um artigo aqui no blog falando um pouco sobre o design de games um grande número de pessoas começou a me escrever fazendo perguntas sobre essa área do design e me pedindo para falar sobre ela mais vezes aqui no Design Zero Um.

Você pode conferir o artigo intitulado “O que é Design de Games?” que escrevi aqui no blog e que originou as postagens que mencionei acima clicando nesse link aqui.

Sendo assim, atendendo aos pedidos de vocês eu decidi me dedicar com um pouco mais de frequência em escrever sobre o design de games que é uma área que eu adoro e venho procurando aprender mais e mais a cada dia e por isso espero que curtam o artigo dessa semana.

Hoje em dia com o crescimento da área de desenvolvimento de jogos de vídeo games e de aplicativos para celular é cada vez maior o número de designers que se interessam por essa área fascinante e que possui os profissionais que mais se divertem.

Existe uma infinidade de jogos disponíveis no mercado porém a grande maioria deles se enquadra em pelo menos um dos gêneros que vou descrever aqui, que possuem uma estrutura bem definida e que vem dando certo a muitos e muitos anos.

Sendo assim quando você estiver pensando em projetar um jogo de vídeo game procure fazer isso dentro de um desses formatos, avaliando os jogos dessa categoria e observando a sua estrutura e as peculiaridades do gênero.

Prince Paul

Ação

O gênero de ação é um dos que mais atraem adeptos por permitir que o usuário participe de uma aventura repleta de desafios e muita ação. Esse gênero exige que o jogador possua uma boa coordenação entre mãos e olhos para executar as ações exigidas. O gênero de ação possui vários subgêneros.

  • Aventura de ação

Esse subgênero se caracteriza pela resolução de quebra-cabeças e objetivos baseados em uma história longa onde o jogador coleciona itens e os utiliza para conseguir avançar nas fases e na resolução dos quebra-cabeças. Exemplos de jogos nessa linha seriam Prince of Persia e Tomb Raider.

  • Ação arcade

Podemos considerar dentro desse gênero qualquer jogo que apresente as características dos primeiros jogos de arcade com pontuação, tempos curtos em cada fase e com gameplay de reflexos como por exemplo Metal Slug e Diner Dash.

  • Plataforma

O subgênero plataforma apresenta normalmente um personagem mascote pulando ou rolando por um ambiente de “plataformas”, o personagem ainda pode atirar ou lutar de alguma forma. Um exemplo clássico desse subgênero são os jogos da série Mario da Nintendo.

  • Ação furtiva

Esses são aqueles jogos de ação em que ao invés de lutar com os inimigos você deve evitá-los e um dos jogos que melhor representa esse subgênero e que é um dos meus favoritos são os jogos da série Metal Gear.

  • Luta

Talvez o subgênero que eu mais goste, nesse subgênero os jogos apresentam dois ou mais personagens que se enfrentam com golpes e poderes especiais em um ambiente de arena. Exemplos desse subgêneros são os jogos da série Street Fighter e Mortal Kombat.

  • Beat’ em up/hack’ n’slash

O nome é complicado e serve para identificar os jogos onde os jogadores tem de enfrentar uma leva de inimigos e onde a dificuldade vai sendo gradualmente aumentada. Um exemplo desse subgênero, e que foi um dos meus jogos favoritos, é o jogo Final Fight.

54123

Shoter

Esse gênero consiste basicamente em atirar projéteis em inimigos. Assim como os jogos de ação eles exigem grandes reflexos dos jogadores e possui uma série de subgêneros que se diferenciam pela visão e posicionamento da câmera.

  • First person shooter

Esse subgênero do shoter é caracterizado pela utilização da câmera em primeira pessoa, ou seja, da perspectiva do jogador, normalmente você consegue ver apenas a arma e as mãos do personagem. Um exemplo desse subgênero é o jogo Counter Strike.

  • Shot’em ups

Esse subgênero de shoter são em estilo arcade onde os jogadores devem atirar em uma grande quantidade de inimigos e evitar uma série de obstáculos, também não necessariamente precisam ser com personagens humanos mas normalmente são veículos como naves espaciais e podem ser apresentados em diferentes ângulos de câmera por exemplo Space Invaders.

  • Third person shoter (TPS)

Basicamente um shoter onde a câmera é posicionada atrás do personagem permitindo que o jogador o veja de forma total ou parcial e também tenha uma melhor percepção do cenário. Um ótimo exemplo desse subgênero é a famosa série Grand Theft Auto.

dmc5

Adventure

Os jogos do gênero adventure são caracterizados pela coleta de itens, gerenciamento de inventário e resolução de quebra-cabeças e desafios, os primeiros jogos dessa linha eram puramente baseados em textos. Um exemplo de jogo desse gênero é Devil May Cry.

  • Adventure gráfico

Neste subgênero os jogadores interagem com o ambiente utilizando o mouse ou um cursor para revelar pistas e navegar pelo cenário como por exemplo nos jogos da série Monkey Island.

  • Role-Playng Game (RPG)

Um dos principais subgêneros do adventure e com certeza um dos que mais faz sucesso no mundo dos games, nesse subgênero os jogadores interpretam personagens escolhendo uma classe e pontuando estatisticamente suas habilidades em combate. Exemplo: Star Wars: Knights of the Old Republic.

  • Massively multiplayer online role-playing game (MMORPG)

Basicamente segue a mesma linha do subgênero Role-Playing Game porém permitindo a presença de centenas de jogadores no mesmo ambiente e baseando as lutas em jogador versus jogador, como por exemplo em World of War Craft e DC Universe Online.

  • Sobrevivência/terror

Nesse subgênero os jogadores precisam sobreviver em um cenário de terror e gerenciar os seus recursos limitados como munição por exemplo, alguns dos jogos que melhor representam esse subgênero são os jogos da série Resident Evil Silent Hill.

the-sims-3

Construção/gerenciamento

Neste gênero bem popular os jogadores devem construir e expandir uma determinada locação se utilizando de recursos limitados, eles podem ser baseados em histórias ou “brinquedos”. SinCity e Zoo Tycoon são bons exemplos desse gênero.

Simulação de vida

Muito semelhante ao gênero de construção e gerenciamento porém aqui o jogo é muito mais baseado no desenvolvimento de relações com formas de vida artificiais como por exemplo no jogo The Sims e Princes Maker.

  • Simulação de bichos de estimação

Este subgênero foi baseado nos famosos jogos de bolso Tamagotchi digital pet porém mais ampliado e consiste na criação de um bicho de estimação que deve ser alimentado e cuidado. World of Zoo é um bom exemplo desse subgênero.

Música/ritmo

Aqui basicamente o jogador tenta acertar o ritmo ou a batida de uma música para fazer pontos. Alguns exemplos de jogos nessa linha são Simon e Rock Band.

Festa

Os jogos da categoria festa são projetados para múltiplos jogadores e baseado no jogo com competições e muito frequentemente o modo de jogo é apresentado no formato de minigames como por exemplo em Mario Party e Buzz!.

Quebra-cabeças

Nos jogos de quebra-cabeça o jogador deve utilizar a lógica para completar padrões e outros desafios semelhantes, podem ser lentos, metódicos ou exigir coordenação entre mãos e olhos como por exemplo nos jogos da série Tetris.

134177-fifa-soccer-06-windows-screenshot-the-dynamic-camera-view

Esportes

Esses jogos se baseiam em competições esportivas sejam elas atléticas como o futebol ou o basquete, ou radicais como skate e snowboard. É bem comum vermos lançamentos anuais desse gênero. Exemplo desse tipo de jogo é a série Tony Hawk.

  • Gerenciamento  de esporte

Já nesse subgênero o jogador ao invés de jogar diretamente o esporte deve gerenciar atletas ou clubes como por exemplo em FIFA Manager ou a série NFL Head Coach.

Estratégia

Os jogos de estratégia podem acontecer em ambiente histórico ou fictício e vão desde xadrez até Civilization, o principal foco desse gênero são pensamento e planejamento. Possui também alguns subgêneros.

  • Real Time Strategy (RTS)

O subgênero dominante dos jogos de estratégia, esses jogos são em ritmo acelerado e se baseiam nos “quatro x’s”: expansão, exploração, extração e extermínio. Exemplos desses jogos são a série Comand and Conquer e a série Down of War.

  • Baseado em turnos

Nesse subgênero o ritmo do jogo é mais lento, isso permite que os jogadores tenham mais tempo para pensar nas estratégias que pretendem utilizar. Exemplos desse subgênero são a série X-Com e a série Advance Wars.

  • Defesa de torre

Nesse subgênero os jogadores criam “torres” que ficam atirando automaticamente e que mantêm os inimigos longe como por exemplo nos jogos Defense Grid: The Awakening e Lock’s Quest.

need-for-speed-most-wanted-9

Simulação de veículo

Nesse gênero os jogadores simulam a direção e pilotagem de um veículo que pode ser tanto um carro quanto uma espaçonave. Nesse gênero sempre existe a tentativa de tornar a experiência tão “real” quanto possível.

  • Corrida

Nesses jogos os jogadores competem em uma corrida e normalmente precisam gerenciar os seus veículos. Esse tipo de jogo também pode ser mais voltado a ação ou buscar experiências mais realistas como por exemplo os jogos da série Need For Speed ou Lunar Lander.

  • Voo

Aqui os jogadores pilotam aeronaves e pode ser focado tanto na simulação de voo ou pelo combate entre as aeronaves, exemplos desse tipo de jogo seriam o Microsoft Flight Simulator e Ace Combat.

Concluindo

Esses gêneros apresentados aqui são apenas uma pequena parte de uma série de outros subgêneros que podem ser encontrados no mercado de games. Muitos outros gêneros e subgêneros estão constantemente sendo desenvolvidos e é importante lembrar que muitos jogos também podem combinar diferentes gêneros.

Muito bem pessoal eu espero que vocês tenham gostado do artigo de hoje que abordou um pouco mais sobre o universo dos games, quero convidar todos vocês a ficarem ligados no Design Zero Um pois mais artigos sobre design de games serão publicados por aqui.

Agora você pode participar compartilhando a sua opinião e o seu comentário respondendo: qual o seu gênero preferido para jogos de vídeo game? Lembra de algum que não foi listado aqui?

E se você gostou desse artigo e ele te ajudou de alguma forma não se esqueça de clicar em curtir e de compartilhar. Não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais Twitter, Instagram, Facebook, Behance e tudo mais. Abraço a todos e valeu.

Referência: Level Up – Um Guia Para o Design de Grandes Jogos.
 
Imagem de capa via Shutterstock