Escolha uma Página

Se você é ou pretende trabalhar como freelancer precisa entender que você também é uma marca e que deve receber tanto cuidado quanto uma marca gráfica. No artigo de hoje vou falar um pouco sobre como construir a principal marca da sua vida: VOCÊ.

Talvez você nunca tenha pensado dessa forma mas você também é uma marca. Uma marca nada mais é do que um simbolo gráfico que carrega valores que representam uma empresa, pessoa, produto etc. Da mesma forma nós possuímos valores que são transmitidos as outras pessoas e que as ajudam a nos identificarem e se identificarem conosco, como uma marca.

Quando se trabalha como um freelancer é extremamente importante que você como marca carregue valores elevados pois eles serão decisivos no seu sucesso ou não como profissional. Valores como honestidade, educação, seriedade são exemplos de valores que devemos carregar conosco como um um profissional freelancer.

Isso é importante por que ninguém deseja contratar um profissional que não possua bons valores assim como não gostamos de utilizar os serviços ou produtos de uma marca que não possui bons valores.

Estamos rodeados de marcas para todos os lados, temos aquelas que amamos e que estão sempre presentes em nossa vida, temos aquelas que odiamos devido a alguma decepção e temos também aquelas que cobiçamos. Enfim estamos sempre cercados por marcas.

Você como marca é observado a todo momento e também possui relações com outras pessoas assim como as marcas gráficas, existem pessoas que te amam, pessoas que te odeiam e pessoas que te cobiçam.

Também no campo profissional existem pessoas que gostam da marca VOCÊ por que conhecem seus valore e sabem que você trabalha bem, outras podem não ter tido uma boa experiência com a marca VOCÊ e por conta disso não gostam dos seus serviços.

Por isso então é importante que saibamos criar e gerenciar a marca VOCÊ para que possamos demonstrar corretamente os valores que carregamos e pelos quais gostaríamos de ser lembrados.

Conhecendo a marca VOCÊ

O primeiro passo para criar a marca VOCÊ é se conhecer. Assim como uma grande empresa você somente conseguirá desenvolver uma marca quando você souber quem você é.

Avalie a si mesmo, seus comportamentos e atitudes identificando quais são os seus valores, como eles se manifestam em sua vida e quão importantes são para você. Não procure apenas valores na vida profissional como pontualidade por exemplo, mas busque valores pessoais também como respeito, caridade, honestidade etc.

Se você não conseguir identificar nenhum valor em si mesmo é melhor começar a se preocupar. Na verdade todos temos valores basta apenas avaliar-nos com paciência e conseguiremos identificar vários valores em nossa conduta.

Planejando a marca VOCÊ

Planejar a marca VOCÊ nada mais é do que saber aonde você deseja chegar e para conseguir isso existe apenas uma ferramenta: Metas.

As metas ajudam você a traçar um plano para alcançar um determinado objetivo e por isso é importante que você trace metas para as várias áreas a que você está inserido como por exemplo, área profissional, pessoal, espiritual, familiar, lazer etc.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo e planeje quais medidas você pretende aplicar com o intuito de alcançar essas metas. Se você não sabe como traçar metas dá uma lida nesse artigo que escrevi sobre como um designer pode alcançar seus objetivos estabelecendo e alcançando metas.

O vento só sopra a favor de quem sabe para onde ir

Quando trabalhamos como freelancer é extremamente importante que saibamos gerenciar e cuidar do nosso nome como uma marca, são pequenas atitudes que nos ajudam a formar uma imagem forte e de respeito diante das outras pessoas, atitudes como telefonar para seu cliente avisando que não vai poder recebê-lo no horário que você marcou por exemplo.

Da mesma maneira são as pequenas atitudes que podem destruir a reputação da marca VOCÊ e acabar prejudicando a sua imagem deiante dos seus clientes e de outros profissionais.

Por isso é importante lembrar-se de que você é uma marca e precisa sempre cuidar para que os seus valores sejam cuidados e também desenvolvidos.

Agora quero saber a sua opinião, quais os valores que você acha importantes para um designer freelancer? Compartilhe a sua opinião nos comentários. Até o próximo post.