Escolha uma Página

Essa é uma dúvida que surgiu no fórum da Criativosfera e que eu acredito que seja uma dúvida de muitos outros estudantes. Conheça nesse artigo quais são as qualificações esperadas do estudante para ser aceito para ocupar uma vaga de estágio.

Muitos estudantes de design encontram dificuldades no momento de conseguir um estágio em nossa área e na grande maioria das vezes é por não estarem aptos a ocuparem a vaga por não possuírem os conhecimentos técnicos que são exigidos pela empresa.

Closing the Deal via Corbis

Closing the Deal via Corbis

Essa questão é a que dá título ao artigo de hoje e nele vou explicar um pouco sobre essa questão de capacitação para estágio e apontar algumas dessas capacitações em algumas áreas do design.

Antes de iniciarmos é importante deixar bem claro que as ideias de capacitação aqui descritas são apenas sugestões baseadas nas principais demandas do nosso atual mercado e que a capacitação para fazer um estágio em uma determinada empresa pode variar de acordo com a área de atuação dela.

Design gráfico

A maioria dos estágios em design gráfico são em agências que podem ser também de publicidade, propaganda e marketing. Também podem ser encontradas vagas em gráficas, editoras e empresas que se utilizem de recusrsos gráficos.

Em estágio de design gráfico a regra básica é dominar os softwares de edição de imagens e vetores, no caso de imágens me arrisco a dizer que o Adobe Photoshop é unânime.

Você não precisa ser um samurai no Photoshop mas deve conhecer ao menos os comandos básicos além de conseguir realizar pequenos layouts, se você está aprendendo agora o ideal é estar constantemente praticando para manter a mente fresca sobre os comandos.

Quanto a edição de vetores você tem dois caminhos, ou o Adobe Ilustrator ou o Corel Draw, ambos são voltados para a criação e edição de vetores porém o Ilustrator possui algumas vantagens com relação ao Corel Draw além de ter uma melhor integração com os demais softwares do pacote Adobe.

Eu particularmente recomendo que você aprenda o Ilustrator por ele ser utilizado pela maioria das agências de design gráfico além das vantagens já mencionadas acima.

Se você pretende atuar na área de diagramação o ideal é aprender o Adobe InDesign pois é o melhor para fazer diagramação principalmente de livros e materiais com grande volume de páginas. Mais uma vez ressalto que você deve possuir pelo menos os conhecimentos básicos do programa.

Design de produto

Para quem deseja ingressar em um estagio na área de design de produtos o ideal é aprender a trabalhar com softwares de modelagem 3D como o 3D MAX e o Solidworks que ajudam na renderização de peças e produtos como móveis, máquinas e utilitários domésticos.

Além dos softwares de modelagem recomendo o aprendizado de programas de representação técnica, ou seja, softwares que ajudam a desenhar os produtos utilizando escalas e dimensões precisas, de forma a auxiliar na sua produção.

Nesse setor eu recomendo o AutoCad por ser o mais popular e utilizado na grande maiorias das empresas de design de produtos e segmentos semelhantes como empresas que atuam no setor moveleiro por exemplo.

Web design

Para quem deseja um estágio na área de web design os softwares a serem aprendidos podem variar bastante pois eu não vejo uma predominancia de um único programa para criação de sites, no entanto eu recomendo que você aprenda a utilizar o Dreamweaver da Adobe por ele ter uma série de recursos e permitir que você trabalhe tanto com o código quanto visualizando o design.

Com relação aos códigos que deve aprender eu recomendo que você tenha o domínio de html, css e se possível php, esses são os principais conjuntos de códigos utilizados hoje em dia na criação e manutenção de web sites.

O conhecimento dos softwares de edição que mencionei no primeiro tópico também são importantes para a criação de layouts e demais elementos que são inseridos no site, por isso é importante que você também domine esses softwares pelo menos de maneira básica.

Concluindo

Esses são apenas algumas das capacitações indicadas para um estudante de design que deseja ingressar em um estágio. A melhor maneira de saber quais são as melhores qualificações que você deve obter é ter definido que tipo de trabalho você deseja realizar ou onde você deseja fazer um estágio.

Outra coisa importante de saber é que todo conhecimento extra que você adquirir vai ser útil na busca de um estágio, não apenas aprender softwares mas cursos de desenvolvimento pessoal e workshops também ajudam nessa etapa.

Nessa procura é normal as vezes ter algumas portas sendo fechadas para você, porém tenha paciência e continue se capacitando e se especializando enquanto aguarda a sua oportunidade, lembre-se:

O sucesso acontece quando a oportunidade encontra a preparação

Você tem algum comentário sobre o artigo? Tem alguma sugestão de habilidade que ajuda na hora de conseguir um estágio? Então compartilha a sua opinião com a gente.

Imagem de capa – Two college students using laptop via Corbis