Escolha uma Página

Dá para utilizar aquarela em projetos de design?

Uma das técnicas mais belas utilizadas para ilustração dentro do design gráfico é a técnica de pintura em aquarela, pensando nisso decidi compartilhar com vocês hoje um excelente guia para quem deseja aprender a criar composições com aquarela e utilizar essa incrível técnica em seus projetos de design.

Sim é possível utilizar a aquarela não apenas para esboços ou criação de peças de arte mas também em projetos de design, especialmente na produção de peças publicitárias como ilustrações para capas de revistas, cartazes, estampas etc.

Ao pensar se é possível utilizar aquarela em projetos de design gráfico é importante que você tenha a sua mente aberta e pare de ver o design gráfico apenas como a criação de marcas e papelaria como cartões de visitas, papel timbrado e envelopes.

É importante lembrar que o design gráfico pode estar presente nas ilustrações que recheiam um bom livro infantil, no desenho de caricaturas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins, na criação de render para a apresentação de projetos arquitetônicos, enfim as possibilidades são infinitas.

O livro Aquarela na prática

Como eu havia dito no começo desse artigo, hoje eu estou aqui para fazer o review de um guia para aqueles que querem aprender as técnicas da pintura em aquarela, estou falando do livro Aquarela na prática – Materiais, técnicas e projetos.

Essa é mais uma publicação da Editora GG Brasil e como o próprio título do livro já revela, esse guia traz um extenso conteúdo sobre os materiais utilizados nesse tipo de pintura, as técnicas básicas, além de informações sobre cores, movimento, formas, composição, etc. Ou seja, uma série de informações sobre fundamentos presentes no design gráfico.

Registrar visualmente o mundo em que se vive é uma das formas de aprendizado mais desafiadoras e gratificantes – Curtis Tappenden

O autor é um dos principais nomes da pintura em aquarela, Curtis Tappenden, que leciona na University for the Creative Arts de Kent e Surrey. É pintor, poeta, artista performático e escritor. Trabalhou como ilustrador para o ramo editorial e é autor de mais de vinte títulos sobre desenho, pintura e design gráfico.

DSC02015

DSC02018

O conteúdo

O conteúdo do livro está dividido em 12 capítulos que abordam não apenas a teoria mas principalmente a parte prática da pintura em aquarela, cada capítulo aborda os principais fundamentos e técnicas desse estilo além de fazer várias demonstrações práticas e apresentar e descrever os principais materiais utilizados.

  1. Primeiros passos
  2. Introdução ás cores
  3. Trabalhar em ambientes fechados
  4. Trabalhar ao ar livre
  5. Desenhar edificações
  6. Movimento
  7. Cor
  8. Luz
  9. Esboços em qualquer lugar
  10. Aprender com os outros
  11. Desenvolver seu estilo próprio
  12. Usar a memória e a imaginação

 

DSC02028

DSC02019

Além de um conteúdo muito bom e completo, algo que me deixou bastante atraído pelo livro foi a maneira como o autor utiliza diversas ilustrações para exemplificar cada técnica e macete ensinados. São ilustrações belíssimas que por si só já fariam a aquisição do livro valer muito a pena.

A  leitura é extremamente agradável e os textos são curtos o que facilita o aprendizado já que o autor vai aos poucos oferecendo dicas rápidas e práticas durante o desenrolar de cada capítulo tornando a leitura bastante dinâmica.

Você pode pintar com aquarela em qualquer papel resistente o bastante para absorver uma grande quantidade de pigmento diluído. O efeito dependerá muito da qualidade e da textura do papel utilizado – Curtis Tappenden

Gostaria de chamar a atenção especialmente para a parte do livro em que o autor ensina sobre os diferentes tipos de papel que podem ser utilizados, a explicação é clara, objetiva e muito bem ilustrada, permitindo que você consiga ter uma ótima noção da textura de cada tipo de papel que ele apresenta.

Também gostei muito do trecho em que o autor fala sobre composição, um assunto de fundamental importância não apenas para quem trabalha com os ramos do design que utilizam desenho e ilustração mas também qualquer outro ramo já que a composição é um assunto básico dentro do design gráfico.

DSC02017

DSC02021

Concluindo

Então aqui está mais um review de livro para designers, fica aqui a minha recomendação desse título excelente para o aprendizado de pintura em aquarela. E se você quiser adquiri-lo basta acessar o site da Editora GG Brasil clicando no link abaixo.

»»» ADQUIRA O LIVRO AQUI «««

Eu espero sinceramente que tenham gostado de mais essa dica e que ela possa ajudar vocês em sua busca constante de aprendizado. E se ainda tem dúvidas da importância de saber desenhar eu recomendo que você dê uma lida no artigo que eu escrevi onde respondo a seguinte pergunta; o designer precisa saber desenhar?

E você gosta da pintura em aquarela? Já tentou aprender sozinho ou através de cursos práticos? Como foi a sua experiência? Não deixa de compartilhar ela com a gente através dos comentários.

Você já sabe que pode conhecer mais do meu trabalho me seguindo nas redes sociais, em especial através do meu portfólio no Behance e do meu perfil no Instagram, me segue lá e vamos trocar uma ideia.

É isso aí pessoal, eu vou ficando por aqui, grande abraço à todos e até o próximo post.

P.S: Agora o Design Zero Um tem uma newsletter, você pode receber as nossas atualizações e novos artigos simplesmente colocando seu e-mail no campo logo abaixo.