Escolha uma Página

Desenhar é uma atividade que constantemente acompanha o designer, seja para os seus rascunhos na fase de pré projeto, seja na criação de uma ilustração que será utilizada em alguma peça. Não importa qual seja a maneira como você utiliza mas o desenho está sempre nos acompanhando.

Uma característica dos designers que utilizam técnicas de desenho em seus trabalhos é a constante busca por novas técnicas, materiais e principalmente inspiração. São esses os principais elementos de uma boa ilustração, os grandes ilustradores da nova geração costumam chamar a atenção pela criatividade de suas obras e a grande variedade de técnicas que utilizam.

Web

Um livro que adquiri recentemente e que vem me ajudando bastante nesse sentido é o “Desenhar – Truques, técnicas e recursos para a inspiração visual” da autora Helen Birch que é artista plástica e professora de ilustração. Além de lecionar na Bradford School of Arts & Media, no Reino Unido, é autora de diversos blogs, entre os quais o conhecido draw draw draw.

DSC01268

Desenhar é algo que nos dá prazer, que fazemos naturalmente desde quando somos crianças – Helen Birch

Esse livro é uma publicação da Editora GG Brasil e como o próprio nome diz ele trás uma série de truques, técnicas e recursos para a inspiração visual, ou seja, uma seleção de trabalhos com diferentes técnicas de criação visual para serem utilizadas por desenhistas e artistas gráficos.

O livro está organizado da seguinte forma, a cada duas páginas uma nova técnica é apresentada, em uma dessas páginas é exibida uma ilustração que representa a técnica que está sendo abordada. Também são dadas algumas informações técnicas como o elemento principal, o material, o tipo de desenho e o tema.

O livro possui 224 páginas, tem uma leitura bem agradável e fácil e, como todo bom livro de desenho, é repleto de imagens. É bom também para ser utilizado para constante consulta

Para muitas pessoas, desenhar é algo quase sobrenatural, uma atividade para a qual você precisa ter um talento inato, o que não é o caso. Se você quer desenhar, o mais importante é estar realmente interessado em fazê-lo. – Helen Birch

DSC01270

DSC01271

DSC01272

DSC01273

Conteúdo

Além das dicas de técnicas, o livro também ensina alguns fundamento do desenho como por exemplo os elementos que compõem um desenho, os tipos e tamanhos de papel, conceitos básicos sobre cor além de sites que são úteis para o compartilhamento de desenhos na internet.

Confira abaixo o índice completo abordado no livro:

Índice

O que é desenhar?

As ilustrações

Fundamentos do desenho

Elementos

  • Linha
  • Meios físicos
  • Meios digitais
  • Tonalidade
  • Papel
  • Cor

Técnicas

  • Esticar o papel

Compartilhar imagens na internet

  • Websites
  • Blogs

Tamanhos de papel internacionais

Gradações de lápis

DSC01274

DSC01275

DSC01276

DSC01277

Aplicação da técnica

Como o livro não é dividido em capítulos e sim em técnicas, eu vou compartilhar a aplicação de uma das técnicas mostradas no livro e que apliquei no meu trabalho com lettering. A técnica à que me refiro é a utilização de uma superfície de papel quadriculado.

Utilizando essa técnica e baseado na explicação que é mostrada no livro eu então desenvolvi uma ilustração com a letra “A”  sendo formada por um conjunto de linhas que formavam triângulos de diferentes tamanhos, é quase como o conhecido efeito low poly mas feito à mão.

O resultado a meu ver ficou satisfatório e bem interessante já que fugiu um pouco das técnicas tradicionais que eu estava habituado a utilizar. Confira abaixo o resultado final da aplicação dessa técnica na minha ilustração:

DSC01283

DSC01284

Concluindo

É isso aí pessoal, o livro está mais do que recomendado pois ele é excelente e extremamente útil para quem quer apender ou aprimorar as suas técnicas de desenho e ilustração, e se você quiser adquirir esse livro basta visitar o site da Editora GG Brasil clicando no link abaixo:

»»» ADQUIRA O LIVRO AQUI «««

Eu espero que vocês tenham gostado desse novo formato de postagem utilizando vídeo e se você gostou não deixa de curtir e de compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais.

Aproveita também e participa do post comentando e dizendo se você gostou desse novo formato. assim eu posso saber se vocês receberam bem essa novidade e se devo ou não fazer novos vídeos não apenas com reviews mas também abordando outros temas do interesse de vocês.

banner_confred_para_d01_post

E você já sabe que pode acompanhar mais sobre o meu trabalho através do meu portfólio no Behance e também do meu perfil no Instagram, me segue lá e vamos trocar uma ideia.

Antes de me despedir eu quero saber de você o seguinte: você já garantiu a sua inscrição no Confred 2015?

Valeu pessoal, abraço à todos e até o próximo post.