Escolha uma Página

Se tem um tema que sempre é de grande interesse para os designers é a diagramação. Quer aprender sobre a diagramação de impressos e mídia digitais? Então não perde essa dica.

Olá pessoal, estou de volta em mais uma semana aqui no blog, primeiro quero pedir desculpas por ter atrasado a publicação que deveria ter saído na segunda feira mas devido aos meus projetos acabei não conseguindo publicar.

E como estou escrevendo aqui no blog aquela série de artigos sobre diagramação e layout intitulada “Layoutando de forma rápida e fácil” eu achei que seria interessante hoje indicar uma excelente referência para ampliar a qualidade dos seus estudos pessoais.

O livro que vou indicar hoje nesse review com toda certeza é um dos meus favoritos e que tenho plena certeza que pode ajudar qualquer um que queira aprender mais sobre o design editorial.

Diagramar uma peça de design, seja um livro, uma revista ou simplesmente um cartão de visitas, não é uma tarefa das mais fáceis, exige que o designer domine bem os principios e fundamentos do design.

É necessário ter conhecimento e domínio em teoria da cor, tipografia, formatos, grid e muito mais. O design editorial é portanto uma das áreas do design que mais exige estudo por parte dos designers.

O livro que gostaria de recomendar hoje se chama Design Editorial – Jornais e Revistas / Mídia Impressa e Digital dos autores Cath Caldwell e Yolanda Zapaterra.

01

02

Yolanda Zappaterra é designer, autora de vários livros sobre design gráfico e colaboradora regular das revistas Grafik e Time Out.

Já Cath Caldwell é professora da Central Saint Martins, em Londres e foi diretora de arte da Elle e da Elle Decoration. Especializada em design editorial para formatos impressos e digitais, é uma das fundadoras da associação sem fins lucrativos Editorial Designers Organisation.

O livro é excelente e faz uma abordagem bem bacana mostrando que as publicações impressas e digitais acabaram por sofrer uma espécie de fusão. E justamente por conta disso é fundamental entender e dominar os fundamentos do design editorial e os princípios básicos de tipografia, direção de arte e layout.

Design editorial é o design de publicações – revistas impressas que saem mais de uma vez, normalmente com uma aparência distintiva e única. – Vince Geada, diretor de arte Zembla

O livro é uma publicação da Editora GG Brasil e aborda o tema de maneira bem profunda e detalhada podendo servir como um material de constante consulta, o tipo de livro que eu gosto particularmente, ou seja, aquele que te serve de apoio quando precisa desbravar um projeto grande e por vezes complicado.

03

05

Capítulos

Esse título possui 7 capítulos que abordam os seguintes temas:

  • Design editorial
  • Formatos editoriais
  • Capas
  • Dentro da publicação
  • Criando layouts
  • Habilidades de design editorial
  • Olhando para trás, olhando para frente

Embora sejam poucos capítulos cada um deles aborda vários elementos importantes de uma boa diagramação como contraste, página de sumário, tipografia, capa etc.

A leitura é muito boa, os autores vão direto ao ponto e são bastante claros quanto ao ensino dos fundamentos abordados, sempre dando dicas excelentes de como aplicar cada elemento em seu projeto.

O design está na vanguarda de estabelecer uma relação com o leitor. Ele sinaliza as qualidades do conteúdo, do espírito e da visão de futuro da publicação e dá ao leitor uma relação imediata com o espírito da revista. – Janet Froelich, diretora de criação, Real Simple

É claro que assim como todo excelente livro de design ele é recheado de referências visuais que foram cuidadosamente selecionadas para demonstrar cada fundamento e cada técnica apresentada pelos autores.

Isso acaba deixando a leitura bem mais agradável e reforça o aspecto do livro de ser um material de constante consulta.

04

07

Capítulo Recomendado

Um dos capítulos que mais gostei e que sem dúvida não poderia deixar de recomendar aqui é o capítulo 3 intitulado “Capas”, nesse capítulo os autores abordam todos os pontos importantes de serem observados na capa de uma publicação.

Só esse capítulo mereceria um post só para ele, é incrível ver como as capas possuem um poder extremamente importante no design editorial de uma publicação.

A capa de qualquer publicação tem uma tarefa enorme – deve ser muitas coisas para muitas pessoas. – Design Editorial, capítulo 3, página 44

Uma das coisas que mais gostei nesse capítulo foi a abordagem de quais são os tipos de capa e quais são os seus principais elementos, além de fazer uma breve descrição de como se deu o desenvolvimento de capas de 1940 até os dias de hoje. Simplesmente excelente.

06

Concluindo

Muito bem pessoal o livro como eu já disse é excelente, é um dos meus favoritos na minha biblioteca e recomendo com toda segurança, e se você desejar adquiri-lo basta acessar o site da editora GG Brasil clicando no link abaixo:

»»» ADQUIRA O LIVRO AQUI «««

No site tem muitos outros livros de design bem bacanas e lá você também pode saber mais sobre esse livro e também ver imagens das páginas.

E você? Curte o design editorial? Comenta e compartilha com a gente aí nos comentários.

Alguns avisos

Pessoal antes de me despedir de vocês hoje eu gostaria de deixar alguns avisos bem rapidinho e que acredito que pode ser do interesse de vocês.

Primeiro quero avisar que irei realizar um hangout na segunda feira dia 16/03/2015 as 20h onde vou ensinar sobre vetorização e arte final digital. Você pode saber mais sobre esse hangout nesse post que publiquei no Choco La Design clicando AQUI.

Também gostaria de lembrar que vou participar como palestrante do 1º Congresso Rocket Para Criativos, esse evento vai começar no dia 23/03/2015 e é totalmente gratuito, você também pode saber mais sobre esse evento através desse post AQUI.

É isso aí pessoal eu acho que por hoje é só e se você gostou do post de hoje não esquece de dar aquela força clicando em “curtir” aí embaixo, compartilha nas suas redes sociais com seus amigos que isso ajuda bastante a divulgar o conteúdo do blog.

E se quiser acompanhar o meu trabalho mais de perto basta me seguir nas minhas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, meu canal no Youtube e meu portfólio no Behance.

Valeu pessoal um grande abraço à todos e até o próximo post.