Escolha uma Página

Sem sombra de dúvidas essa é uma das maiores discussões encontradas no universo do design: logotipo ou logomarca? Qual dos dois está correto?

É impossível encontrar um estudante, profissional ou educador que ainda não tenha se deparado com essa questão, ela está presente em salas de aula, em rodinhas de bate papo com amigos, em grupos nas redes sociais e em muitos outros cantos.

Não é difícil também que essas discussões acabem indo para o lado violento com agressões verbais de ambos os lados porém em sua grande maioria os argumentos são fundamentados em “achismos”, fazendo com que a discussão não leve à lugar nenhum.

Quem me conhece sabe que eu não sou um grande incentivador dessas discussões sobre termos, softwares, hardwares etc. Ainda mais procurando empurrar a minha opinião na goela dos outros.

Mas em todo caso gostaria hoje de compartilhar com vocês o review de um livro excelente que aborda esse assunto da maneira mais inteligente e coerente que encontrei até o momento.

Trata-se do livro “Logotipo Versus Logomarca – A Luta do Século“, uma compilação de textos de cinco dos maiores nomes do design nacional, ou seja André Stolarski, Bruno Porto, Guilherme Sebastiany, Luis Marcelo Mendes e Newton Cesar.

Deste lado do ringue, trajando as cores do design clássico, o campeão Logotipo, favorito de acadêmicos e profissionais veteranos. Do outro, pesando 12.300.000 resultados de busca no Google (e contando…), o desafiador Logomarca, disposto a mostrar seu valor em um mercado cada vez mais acirrado – texto da contra capa

DSC01198

O livro é uma publicação da editora 2AB e ao contrário do que você pode estar pensando, o objetivo dele não é simplesmente por um fim à discussão e sim o de fornecer elementos para que ela seja embasada, ampliada, questionada e, quem sabe, até mesmo resolvida.

O conteúdo desse livro me chamou bastante atenção justamente por não ser produzido por um fanático pelo tema que tenta a todo custo impor o seu “achismo” mas sim por ser um conjunto de explicações bem fundamentadas e imparciais apontando os pontos fortes e fracos de ambos os termos.

DSC01199

Sendo assim se você imaginava que aqui a “Logomarca” seria crucificada saiba que nessa luta em vários pontos ela encosta o “Logotipo” nas cordas, ou em outras palavras ela leva vantagem em muitos pontos que não podem ser negligenciados.

Não são os dicionários que dizem o que existe ou não, eles apenas funcionam como uma forma de validação do que já entrou no dia-a-dia do brasileiro. Portanto, felizmente ou infelizmente, “logomarca existe” – Guilherme Sebastiany

Uma outra coisa que gostei bastante no conteúdo do livro foi que pela primeira vez eu consegui enxergar bons propósitos para se discutir esse assunto e não simplesmente dizer que é por que precisamos utilizar os termos corretos de nossa profissão.

Aqui os autores mostram quais seriam as vantagens e a importância de se definir corretamente qual o termo adequado afim de estabelecer uma comunicação uniforme tanto entre profissionais quanto entre o profissional e clientes leigos.

DSC01200

Também é um dos pontos fortes do livro a apresentação de diferentes argumentos que são comumente utilizados para defender um termo ou o outro como por exemplo: “logomarca não existe, é coisa de publicitário“, “logomarca existe e está no dicionário“, “logomarca existe por que eu li num livro” etc.

No fim das contas, o que realmente importa é: quando você manda a sua proposta comercial, o que está vendendo? E, igualmente relevante, o que os eu cliente está comprando? O escopo do serviço de criação de logotipo é diferente do de logomarca? – Luis Marcelo Mendes

Como eu disse no começo, o livro aborda o tema de uma forma bem inteligente e isso se dá especialmente pela maneira como o assunto é tratado, o tema é realmente considerado uma luta e está dividido em cinco “rounds” onde os dois termos apresentam as suas melhores habilidades e vantagens.

DSC01201

Confira abaixo o índice com o que acontece em cada round:

  • Round I – Nomenclatura: Para que simplificar se podemos confundir?
  • Round II – A criação do logotipo
  • Round III – Logomarca? Por que sim e por que não
  • Round IV – Deixa isso pra lá
  • Round V – Logomarca é fogo

A leitura é muito agradável, rápida e simplificada afinal de contas de complicado já basta a discussão em si. O livro possui 63 páginas e é bem compacto, cabe no bolso e é uma ótima leitura.

100% recomendado para aqueles que querem escolher o seu favorito na luta e principalmente opinar sobre o tema com justificativas mais sólidas e embasadas.

DSC01203

Concluindo

Então é isso aí pessoal, mais um review de um ótimo livro de design que eu recomendo e espero que vocês tenham gostado e se tiverem interesse no livro você pode adquiri-lo acessando o site da editora 2AB através do link abaixo:

»»» ADQUIRA O LIVRO AQUI «««

E se você gostou desse review não esquece de deixar o seu “curtir” aí embaixo e de compartilhar esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais.

Aproveita também e participa do post comentando: Qual dos termos você usa e considera ser o correto? Logotipo ou Logomarca e por que?

E se você quiser acompanhar mais do meu trabalho ou trocar uma ideia comigo você pode fazer isso me seguindo no Instagram e no meu portfólio no Behance.

Eu vou ficando por aqui, valeu e até o próximo post.