Escolha uma Página

Algo que é extremamente importante para um bom designer gráfico é que ele saiba utilizar os recursos de criação para desenvolver projetos que sejam capazes de convencer um determinado público, seja para comprar um produto, um serviço ou uma ideia.

A publicidade e a propaganda estão diretamente ligadas ao design gráfico e é fundamental para o designer gráfico e qualquer outro profissional que trabalha com criação, conhecer as principais formas de transmitir uma mensagem com o propósito de convencer o público alvo.

Dentro desse tema eu gostaria de falar hoje sobre um dos melhores livros que já li sobre publicidade e que com toda certeza você vai querer ter na sua biblioteca, estou me referindo ao livro Persuasão na Publicidade – 33 Técnicas Psicológicas de Convencer.

O livro é uma publicação da editora GG Brasil e é de autoria de Marc Andrews, Matthijs Van Leeuwen e Rick Van Baaren que são 3 dos melhores profissionais do mercado criativo.

Quando perguntam sobre o poder da propaganda em pesquisas de mercado, a maioria das pessoas concorda que ela funciona, mas não com elas – Eric Clark, jornalista e escritor

dsc02315

dsc02314

Como é dito já na capa do livro ele apresenta 33 técnicas de persuasão que são frequentemente utilizadas na publicidade, eu garanto que depois de ler esse livro você nunca mais verá as propagandas ao seu redor do mesmo jeito.

Isso por que eles explicam em detalhes a essência de cada uma dessas técnicas além de exibirem exemplos em propagandas reais e fornecer também algumas informações de cunho científico como por exemplo qual a categoria de necessidade que aquela técnica pretende atingir, se a necessidade sistêmica, social ou do “eu”.

dsc02316

dsc02312

É muito bacana ver que na medida em que nos aprofundamos na leitura passamos a nos recordar de várias propagandas relacionadas à respectiva técnica que acabamos de aprender e quando os autores descrevem o efeito dela você para e pensa “nossa! É mesmo”.

O livro também informa alguns dados práticos sobre a técnica como a dificuldade de implementação dela e a sua eficácia. Tudo isso de forma bem prática na forma de gráficos apresentados ao final de cada seção contendo uma técnica diferente.

A mente é como um iceberg que flutua com apenas um sétimo de seu volume acima da superfície – Sigmund Freud, pai da psicanálise

A leitura é prática e bem objetiva, os autores não se usam de uma linguagem técnica ou jargões conhecidos apenas por profissionais de criação mas sim uma linguagem simples que permite que até mesmo um leigo no assunto entenda e aprenda as técnicas.

É interessante ver como os autores fazem a análise das técnicas utilizadas nas propagandas mostrando como elas podem nos influenciar até mesmo, e principalmente, de forma inconsciente.

dsc02317

dsc02320

Uma coisa que achei muito bacana no livro é que ele foi construído para ser uma fonte de consulta, esse é um dos tipos de livro que mais gosto, ou seja, você não precisa lê-lo na sequência, pode simplesmente ler as técnicas que lhe interessam ou que você deseja aplicar em um determinado projeto.

Isso é facilitado pelo fato de que cada técnica é apresentada em uma média de 3 a 4 páginas bem ilustradas, isso deixa a leitura bem dinâmica e de fácil consulta.

Conteúdo

Confira abaixo quais são as 33 técnicas ensinadas no conteúdo do livro:

  1. Reconhecimento da resistência
  2. Fluência
  3. Pé na porta
  4. A terra prometida
  5. Autopersuasão
  6. Altercasting
  7. Prova social
  8. Garantias
  9. Atratividade
  10. Humor
  11. Escassez
  12. Atração passageira
  13. Chamariz
  14. Isso não é tudo
  15. Mera exposição
  16. Ancoragem
  17. Astroturfing
  18. Antropomorfismo
  19. Confiabilidade
  20. Ruptura e reformulação
  21. Metáforas
  22. Implementação de intenções
  23. Reciprocidade
  24. God terms
  25. Sexo
  26. Autoridade
  27. Perspectiva de perda ou ganho
  28. Recenticidade e primazia
  29. Apelo ao medo
  30. Dupla linguagem
  31. Projeção
  32. Porta na cara
  33. Mensagens subliminares

O conteúdo do livro é tão bacana que não consegui parar de lê-lo até concluir e agora eu deixo ele sempre por perto pois essas técnicas podem ser utilizadas em tudo, você já imaginou como elas podem ser úteis em uma conversa ou numa simples troca de e-mail?

Está aí então pessoal a minha recomendação de hoje e se você quiser adquirir esse livro basta acessar o site da editora GG Brasil simplesmente clicando no link abaixo:

»»» ADQUIRA O LIVRO AQUI «««

Espero que esta dica seja útil e que ajude vocês a se tornarem profissionais cada vez mais persuasivos e consequentemente realizem projetos ainda melhores.

Agora aproveita e participa do artigo deixando o seu comentário e respondendo: você consegue identificar as técnicas de persuasão utilizadas em uma propaganda? Lembra de alguma em específico?

Você já sabe que pode me encontrar através das minhas redes sociais, especialmente o meu perfil no Instagram e o meu portfólio no Behance.

Valeu pessoal, abraço e vejo vocês no próximo post.