Escolha uma Página

Todo designer gráfico possui, ou pelo menos deveria possuir, aquela que é a sua fonte de consulta básica sobre pontos importantes do design, entre esses temas básicos estão os fundamentos de elementos como tipografia, cor, layout etc. A internet tem assumido esse papel de guia para muitos profissionais do design na atualidade.

Embora ela seja uma fonte incrível de pesquisa e consulta sobre os princípios e fundamentos do design, a internet por si só não pode ser a única. Eu sou um forte defensor da pesquisa bibliográfica que sempre se mostra uma das melhores (se não a melhor) maneira de fundamentar e defender nossas ideias e projetos criativos.

É por isso que hoje eu estou aqui para fazer o review de um dos melhores livros de design que tenho em minha estante e que considero ser de leitura obrigatória para aqueles profissionais que gostam de ter um fonte segura de referência, pesquisa e embasamento para seus projetos, e o que é melhor, de forma prática e não apenas conceitual.

O livro a que me refiro se chama “A Referência no Design Gráfico“, cujo subtítulo afirma que ele é “um guia para a linguagem, aplicações e história do design“. Os autores são Bryony Gomez-Palacio e Armin Vit, é publicado pela editora Blucher e funciona exatamente como o subtítulo indica, ou seja, um guia para você obter referências visuais, conceituais e históricas sobre o design gráfico.

DSC02130

DSC02131

DSC02133

O livro tem 400 páginas com muito conteúdo e ricamente ilustrado com vários gráficos para explicar conceitos do design e fotografias de vários projetos para servir como referência e exemplo. Além desse conteúdo excelente é preciso ressaltar a enorme qualidade de acabamento do livro com destaque para sua capa dura com uma película protetora que dão à ele um design incrível.

A Referência no Design Gráfico é um informativo com os termos mais referenciados, momentos históricos e profissionais influentes no campo do design gráfico.

O conteúdo foi dividido basicamente em 5 capítulos, veja abaixo quais são os temas abordados em cada capítulo:

APRESENTAÇÃO

  • Uma modesta linha ilustrada do tempo

PRINCÍPIOS

  • De Design
  • De Tipografia
  • De Produção Impressa

CONHECIMENTO

  • Em papel
  • Online
  • Na sala de exposição
  • Nas salas de aula

REPRESENTANTES 

  • De Design
  • De Formas de Letras
  • De Escrita
  • De Designers

PRÁTICA

  • Nas paredes
  • Nas estantes
  • Nas bancas de revistas
  • Sobre identidade
  • Sobre formas de letra

Dá para ver que todos os tópicos são de alta relevância e entre eles estão alguns dos de maior interesse para os designers gráficos como tipografia, layout, web design e muito mais. A leitura não poderia ser organizada de forma melhor, ou seja, tópicos que vão direto ao ponto e que podem ser consultados de forma individual o que torna o livro praticamente uma enciclopédia de design.

Um bom exemplo desses tópicos objetivos é a seção que apresenta alguns dos maiores representantes do design gráfico como Paul Rand e Milton Glaser, apresentando um breve resumo de sua trajetória profissional e alguns de seus trabalhos de maior destaque.

DSC02137

DSC02150

DSC02148

Capítulo recomendado

Eu particularmente gostei de todos os capítulos do livros já que em cada um é abordado algo importante além de trazer curiosidades e dicas sobre aquele assunto. Porém como sou apaixonado por tipografia gostaria de recomendar o capítulo “Princípios” na seção que aborda os princípios de tipografia.

Nessa seção são apresentados pontos de domínio obrigatório na tipografia como a anatomia dos tipos. Também são compartilhadas algumas noções importantes sobre composição com tipos além de algumas curiosidades como a história do Tipo Americano (aquelas letras que você com certeza já viu em cartazes de “procurado” em filmes de faroeste).

Entre os tópicos mostrados nessa seção estão o “peso” dos tipos, a largura, o estilo, a legibilidade, o espaçamento, a classificação e muito mais. Fica aí então o destaque para esse capítulo incrível que vai ajudar você a dominar melhor a arte de criar composições tipográficas.

DSC02145

DSC02141

DSC02139

Essa então é a análise de hoje, o livro é excelente e sem dúvida um dos meus preferidos e com certeza recomendo como uma daquelas aquisições que não causam arrependimento. E se você quiser adquiri-lo basta dar uma visitada no site da Editora Blucher acessando o link abaixo:

»»» ADQUIRA O LIVRO AQUI «««

Se você quiser dar uma lida no livro ou mesmo folheá-lo é possível fazer isso no próprio site da Editora Blucher, lá você pode fazer o download de um trecho do livro além de poder folheá-lo virtualmente, confere lá.

Eu espero que esse review ajude vocês a saberem um pouco mais sobre o livro e ter uma dica aí sobre um bom material de referência. Ajude outros designers a conhecerem essa dica, você pode fazer isso simplesmente curtindo e compartilhando esse artigo nas suas redes sociais.

Mais uma vez quero te convidar a compartilhar a sua opinião sobre esse artigo deixando o seu comentário.



Vamos trocar uma ideia? Então me siga nas redes sociais, especialmente o meu perfil no Instagram. Quer conhecer o meu trabalho como designer? Então dá uma olhada no meu portfólio no Behance.

Abraço e até o próximo post.