Escolha uma Página

Você sabe o que são marcas com nomes patronímicos?

Patronímico é um termo que se refere a nomes de marcas que são baseados em nomes de pessoas, pode ser o nome do seu fundador, do seu inventor ou mesmo do dono da patente.

A escolha de nomes patronímicos foi algo bastante empregado durante o século XIX e início do século XX. De acordo com a designer e consultora de marca Alina Wheeler essa classificação de nome é de fácil registro na maioria dos casos porém exige um maior esforço no processo de comunicação por não descrever diretamente a natureza do negócio.

Outro ponto importante de se destacar é que a escolha desse tipo de nome é intrinsecamente ligado a uma família ou pessoa e essa relação pode transferir tanto aspectos positivos quanto negativos de personalidade.

Essa abordagem de naming ainda é bastante utilizada atualmente, principalmente na prática do licenciamento de nomes de personalidades do esporte e do entretenimento, bons exemplos de marcas patronímicas usadas em licenciamento são a marca do jogador de basquete norte-americano, Maichael Jordan, e da apresentadora de TV Xuxa Meneghel.

Marcas Jordan e Xuxa

Aprenda mais sobre naming (criação de nomes para marcas)

Antes de partirmos para a nossa lista eu gostaria de informar que a pesquisa desse artigo utilizou uma fonte importantíssimas, que foi o livro Naming – O Nome da Marca do autor Delano Rodrigues e que é uma publicação da Editora 2AB que é parceira do blog Design Zero Um e que gentilmente nos enviou um exemplar do livro para que a pesquisa pudesse ser feita, fica aqui meu sincero agradecimento.

Naming - O Nome da Marca_Capa

Também indico o livro como uma das melhores opções em português sobre o tema naming e uma leitura obrigatória para quem trabalha ou deseja trabalhar com a criação de marcas.

Saiba mais obre o livro Naming – O Nome da Marca

Agora sim, abaixo você vai conferir uma lista com 10 marcas grandes que receberam o nome de seu fundador ou de seus fundadores, lembrando que não há uma ordem de acordo com a qualidade, valor da marca ou coisa do tipo, confere aí:

1 – Colgate

  • Fundador: William Colgate
  • Ano em que foi fundada: 1804

William Colgate era um jovem imigrante inglês que possuía um pequeno negócio com sabonetes gomas e velas na cidade de Nova Iorque, foi ele o principal responsável pela fundação dessa que é uma das mais fortes marcas no segmento de higiene bucal.

2 – Kellogg’s

  • Fundador: John Harvey Kellogg
  • Ano em que foi fundada: 1836

John Harvey Kellogg era um psiquiatra que juntamente com seu irmão Will Keith desenvolveram uma mistura com fubá de milho, aveia e trigo e que depois de muitos processos se tornou o cereal que está presente na mesa de milhares de pessoas pelo mundo todo.

3 – Procter & Gamble

  • Fundador: William Procter e James Gamble
  • Ano em que foi fundada: 1837

William Procter e James Gamble tiveram que sobrepujar uma tempestade econômica para fundar a empresa americana Procter e Gamble que hoje é uma empresa global e responsável por algumas das marcas que estão constantemente presentes nos lares das famílias modernas.

4 – C&A

  • Fundador: Os irmãos Clemens e August Brenninkmeyer
  • Ano em que foi fundada: 1841

Os irmãos Clemens e August Brenniskmeyer pertenciam a uma família de comerciantes de linho e produtos têxteis no século XVII. Os irmão são os responsáveis pela fundação da C&A, que se tornou uma das primeiras lojas do mundo a oferecer roupas prontas em diferentes tamanhos e com preço acessível.

5 – Siemens

  • Fundador: Werner Von Siemens
  • Ano em que foi fundada: 1847

Werner Von Siemens era um jovem engenheiro e inventor, foi ele um dos fundadores da Siemens, uma empresa mundial que procura agregar o mais elevado nível de valor aos seus consumidores através de produtos eletrônicos, eletrodomésticos, sistemas de comunicação e geração de energia.

6 – Gillette

  • Fundador: King Camp Gillette
  • Ano em que foi fundada: 1901

King Camp Gillett enquanto se barbeava percebeu que para essa tarefa necessitava apenas da ponta da lâmilâmina, foi esse insight que o ajudou a desenvolver o chamado barbeador seguro, um sistema de barbear altamente durável e que utilizava lâminas descartáveis, e foram esses os primeiros passos que levaram à fundação da GILLETTE SAFETY RAZOR COMPANY.

7 – Disney

  • Fundador: Walt Disney
  • Ano em que foi fundada: 1920

Walter Elias Disney é o famoso artista que juntamente com seu irmão e um amigo fundaram o estúdio chamado Disney Brothers Cartoons Studios que dois anos mais tarde passaria a se chamar apenas Walt Disney Studios, responsável pela criação de diversas produções e produtos que levam o mundo da fantasia Não somente à crianças mas também à adultos de diversas gerações.

8 – Nestlé

  • Fundador: Henri Nestlé
  • Ano em que foi fundada: 1866

Henri Nestlé era um farmacêutico alemão cujo maior desejo era encontrar uma solução para o problema da desnutrição infantil. E foi guiado por esse objetivo que ele desenvolveu em 1866 um produto alimentício que batizou de Farinha Láctea Nestlé.

9 – Harley Davidson

  • Fundador: William Harley e Arthur Davidson
  • Ano em que foi fundada: 1901

William Harley e Arthur Davidson eram amigos e desenvolveram uma espécie de bicicleta reforçada e que seria inicialmente destinada à competições, porém o empenho foi tão grande que acabaram por desenvolver um dos melhores modelos de motocicleta que também acabou por gerar uma das mais fortes marcas do mundo.

10 – Ferrari

  • Fundador: Enzo Ferrari
  • Ano em que foi fundada: 1929

Enzo Ferrari desistiu de se dedicar a uma carreira como cantor de ópera para se dedicar à carreira de piloto de corrida, esse foi o início de uma trajetória que lhe levou a fundar a empresa com uma das marcas mais cultuadas no mundo todo e que costuma dizer que não vende carros e sim sonhos.

Concluindo

A escolha do nome de uma marca é algo que exige muito cuidado e atenção e todo aquele que trabalha com a criação de marcas ou que pretende trabalhar com o desenvolvimento de marcas precisa entender ao menos o básico sobre naming.

Lembre-se que o nome da marca faz parte de sua identidade, por isso eu espero que com esse artigo eu tenha ajudado vocês não somente a aprenderem como também a ter o desejo de saber mais sobre a construção de marcas especialmente no que se refere a naming.

Vou encerrando por aqui, não se esqueça que você pode acompanhar o meu trabalho através do meu perfil no Instagram e do meu portfólio no Behance.

Muito obrigado e até a próxima.

P.S: Agora o Design Zero Um tem uma newsletter, você pode receber as nossas atualizações e novos artigos simplesmente colocando seu e-mail no campo logo abaixo.